Seus pés e mãos ficam sempre gelados? Você pode ter uma doença que atinge apenas 3% da população mundial

“Minha filha tem os pés e mãos geladas todo tempo, desde de sempre! Isso pode prejudicá-la?” Regina 

“Estou sempre com as mãos geladas, em dias frios chegam a ficar roxas. Poderia me dizer porque?” Karolzinha Moraes

Olá Regina e Karolzinha, não sei se é o caso de vocês, mas existe uma doença descrita pela primeira vez no século XIX, chamada Doença de Raynaud, na qual as pessoas afetadas vivem uma condição em que o fluxo sanguíneo não é suficiente nas extremidades do corpo (mãos, pés, nariz, lóbulos das orelhas) tornando essas partes muito frias e até arroxeadas. Os casos se tornam mais graves em baixas temperaturas ou em situações stress.

Isso acontece quando o corpo é exposto a baixas temperaturas e o suprimento de oxigênio que é reduzido nas extremidades deixa a pele com a coloração pálida e ainda fria e/ou dormente. Assim que o oxigênio é inteiramente consumido pelas células, a pele fica com cianose (coloração azulada ou roxa) e às vezes com sensação de formigamento e inchaço. Quando o corpo é aquecido, o fluxo sanguíneo volta por causa da vasodilatação e a cor se normaliza. Esta reação depende muito da gravidade da doença em cada pessoa. Por exemplo, algumas tem mão roxa, mas nunca tiveram formigamento. A Doença de Raynaud atinge 3% da população e destes 80% são mulheres. Geralmente quando crianças, adolescentes e adultos jovens apresentam estes sintomas, pode se tratar de Raynaud.

É claro que esses sintomas não são apenas da Doença de Raynaud. Existem vários problemas de saúde que desencadeiam estes mesmos sintomas, principalmente artrite e esclerodermite. O que o médico vai fazer é somar os sintomas com resultados de exames clínico e de sangue antes de dar o diagnóstico.

Os conselhos são: manter a área aquecida com luvas e meias nos dias frios, ou quando os sintomas estiverem acentuados. Além disso, evitar tocar em objetos gelados e estar exposto a baixas temperaturas. Evitar substância que promovem a vasoconstrição como nicotina, cafeína, descongestionantes nasais etc. Evitar situações de stress é o mais difícil, mas ajuda bastante em casos de Raynaud.

As imagens dos casos relacionados abaixo, são de pessoas que vivem em países onde o inverno é bastante rigoroso. Aqui no Brasil, os casos desta doença são muito mais brandos!

raynaud-einzeln

M-August-2009-pg-94

img0136

 

Fonte: Folha Online e Mayo Clinic