Você não vai acreditar quando souber porque gostamos tanto de estourar plástico bolha!

É realmente difícil encontrar alguém que resista à tentação de estourar um plástico bolha. É como um compulsão. Encontrar um plástico bolha disponível para estourar é um presente para quem está estressado ou tenso. Na verdade esse brinquedinho chega até nós com o objetivo de embalar produtos e objetos frágeis, onde as bolhas de ar funcionam como um amortecimento contra choques. Mas quando vimos um pedaço de plástico bolha, só dá vontade de estourar todos e mais nada!

Estourar plástico bolha funciona como uma forma de aliviar o stress. Cumprir a missão de estourar todas bolhas, nos deixa compulsivamente animados. Ainda não se sabe ao certo o efeito que estas bolhas de plástico no cérebro, mas alguns cientistas garantem que nossa atração por plástico bolhas tem um fundamento genético. Estranho, não é?

O melhor vem agora: acredita-se que plástico bolha aciona em nosso cérebro um instinto arcaico presente nos nossos ancestrais: o ato de caçar e estourar piolhos uns nos outros. Não é novidade para ninguém que alguns animais, dentre eles os macacos, possuem este importante comportamento social que acalma, conforta e tem efeitos relaxantes para este animais. Especialistas acreditam que a compulsão que temos em estourar repetidamente as bolhas, está ligado ao gene HOXB8, presente no cromossomo 17, que controla o comportamento compulsivo nos seres humanos.

aaaBOLHA-plastico

O mais legal é que pensando nesta compulsão, o artista plástico italiano Biancoshock, disponibilizou pedaços de plásticos bolhas em pontos de ônibus para que as pessoas gratuitamente retirassem seus pedaços e aliviassem o stress enquanto esperavam seu ônibus. Inspirados por esta ideia, o Movimento Faz Bem e o Coletivo Amor espalharam montinhos de plástico-bolha por pontos de ônibus ao longo da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte (MG) com o objetivo de contribuir para um dia mais leve e menos tedioso. Foram penduradas plaquinhas incentivadoras com frases como: “Antiestresse grátis” e “pegar, estourar e ser feliz“. Foi um sucesso e que a moda pegue!

Imagens do projeto do italiano Biancoshock

platico-bolha-italia

platico-bolha-BH

Imagem do Movimento Faz muito Bem em Belo Horizonte – MG.

Fonte: Movimento Faz muito Bem e Pag. 17 do livro "Mathematics Under the Microscope" (Alexandre Borovik)