Curiosidades

Gestante com azia terá bebê cabeludo?

Gestante com azia terá bebê cabeludo?
Esse texto foi útil para você?

“Estou grávida de 8 meses e tive azia durante toda gestação. Sempre que reclamo alguém diz: ‘É assim mesmo, seu filho vai ser cabeludo’. Isso tem algum fundamento?” Alyana Marise

Alyana, essa crença popular é comumente repetida por aí e se tornou quase uma verdade absoluta. Mas o que define se um bebê vai ser cabeludo é a genética e não a azia. Isso não tem nada a ver! A azia normalmente acontece quando a comida ou bebida que está sendo digerida pelos sucos gástricos (que são ácidos) do estômago provocam um pequeno refluxo, voltando pequenas porções para o esôfago. Como o conteúdo é ácido ele provoca aquela sensação de queimação.


No início da gestação, as altas taxas de hormônios comuns da gravidez (progesterona, por exemplo) irritam e relaxam a musculatura do estômago. Como consequência, ocorre o refluxo do estomago para o esôfago, o que gera essa sensação de azia. No final da gestação, o útero está bem maior e acaba pressionando o estômago causando este refluxo estomacal que resulta da azia.

Para evitar azia a grávida precisa ter uma alimentação bastante balanceada. Alimentos como refrigerantes, frituras e massas pioram muito o refluxo e consequentemente dão azia.

cabeludo

1624175_420067814762551_1346258309_n

Fonte: Dr. Drauzio

 


Novidades

Topo