Este produto é capaz de transformar qualquer água suja e contaminada em água potável [vídeo]

Tsunami de 2004, na Tailândia: milhares de pessoas morreram e outras milhares ficaram desabrigadas contraindo doenças pela ingestão de água suja. Em 2005 nos EUA, furacão Katrina: outras milhares de pessoas sobrevivendo também sem água potável o que levou à morte prematura de muitas crianças contaminadas. Michael Pritchard, um especialista em tratamento de água, sentiu que precisava contribuir de alguma forma para ajudar àquelas pessoas do mundo que não tem acesso a água potável.

Em 2007, Michael lançou a LifeSaver®, uma garrafa capaz de filtrar todo tipo de água, mesmo a mais imunda ou contaminada. Essa garrafa é um revolução no saneamento, pois é capaz de eliminar bactérias, vírus, cistos, parasitas, fungos e todos os outros agentes patogênicos microbiológicos sem a ajuda de quaisquer produtos químicos, como iodo ou cloro ou a necessidade de qualquer tratamento com luz Ultravioleta. A tecnologia da LifeSaver® permite uma filtragem de 15 nanômetros (0,015 microns). Para fazer uma comparação, hoje, o menor vírus conhecido é o vírus da poliomielite, que mede 25 nanômetros. Assim a tecnologia da LifeSaver®, recebeu com louvor o certificado de conformidade com todos regulamentos de água potável britânicos, norte-americanos e europeus e devidamente testada pela London School of Hygiene & Tropical Medicine.

O mais legal é que a LifeSaver® não é um projeto conceito. Ela já existe, já é comercializada e vendida no mundo todo. Desde 2007 essa tecnologia é usada pelos militares em treinamento e combates em campo. Pode ser adquirida em garrafas para uma pessoa ou garrafões maiores para famílias. Todos os frascos de LifeSaver® são equipados com um cartucho substituível, capaz de tornar potável até 6000 litros de água contaminada.

O projeto de Michael levou a LifeSaver® para diversas comunidades africanas com problemas de saneamento e tem sido um sucesso. O preço ainda precisa melhorar: uma garrafa para uma pessoa custa em torno de £ 118,80 (libras) o que daria cerca de R$ 450,00.

lifesaver-bottle-destaque

400641-LIFESAVER-Bottle

LIFESAVER-bottle-2005

IMG_5253

As comunidades africanas com problemas em conseguir água potável estão aprendendo com um voluntário como usar a LifeSaver® recebida como doação.

 

Fonte e imagens: LifeSaver