Animais

Animais assassinos?

Este texto foi gentilmente cedido pelo CaminhoCerto.eco ao Diário de Biologia.
Autora: Lesliê Venâncio Felix

Antes de julgar se existe algum animal assassino precisamos saber o significado dessa palavra: Assassino significa aquele que mata com premeditação ou traição, aquele que destrói indiscriminadamente a fauna e a flora de uma região. Agora que já sabemos o que é assassino podemos falar mais sobre esse assunto tão polemico que aterroriza muita gente.

A maioria das pessoas ficam amedrontadas diante desse assunto ou com receio de alguns animais, tais como o tubarão, leão, jacaré, piranha, sapo, aranha, urso polar, cobra e tigre, mas o porquê desse medo? Por que classificar eles como assassinos? A explicação para essas perguntas é o desconhecimento, muita gente tem medo daquilo que não conhece e outra explicação são os filmes realizados colocando esses animais como protagonistas, sempre os enfatizando como uma maquina de matar, um animal mal e tendo a intenção de matar algum ser humano. Mas isso não é verdade, todos os animais, com exceção do ser humano, matam para se alimentar e se defender, nunca vão matar um ser humano ou qualquer outro animal por diversão.

Os tubarões, por exemplo, atacam em media 80 pessoas por ano, sendo que na maioria das vezes é pelo fato do animal estar em um ambiente desequilibrado sem o seu alimento e confundir o ser humano com a sua presa e não por que está somente querendo matar, não se tratam de assassinos e sim de seres que agem por instinto de sobrevivência. Ao contrario dos seres humanos que matam 150 mil tubarões por ano, tanto pela pesca de espinhel, por ‘esporte’, quanto pela prática atroz conhecida como finning. Todas essas crueldades já dizimaram um número inacreditável: mais de 90% da população de grandes tubarões do mundo foi exterminada, porque essa brutalidade é mais rápida que sua capacidade de reprodução. No Brasil, a situação é alarmante: 43% das espécies de tubarão estão ameaçadas de extinção.

Com todas essas informações vocês podem tirar suas próprias conclusões, quem será o verdadeiro assassino nessa história?

tubarão

Conheça o CaminhoCerto. eco.br

Novidades

Topo