Você sabe para quem pode doar e de quem pode receber sangue em uma transfusão?

“Eu achava que uma pessoa só podia doar sangue para outra como o mesmo tipo sanguíneo, mas descobri que não é. Pode nos passar uma tabela e falar sobre isso?” Janaína Bittencourt

Janaína, a transfusão é um procedimento na qual o tecido conjuntivo sanguíneo de um doador é transferido a um receptor. De fato é preferível que estas pessoas possuam o mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB).

Mas para que a transfusão seja feita, é importante que o aglutinogênio característico (o responsável pela determinação do tipo sanguíneo encontrado na superfície das hemácias) do doador, seja compatível com a aglutinina (anticorpos que agem contra o aglutinogênio) do receptor, ou seja, a aglutinina do receptor não pode reagir com o aglutinogênio do doador. Isso é importantíssimo, pois caso sejam incompatíveis ocorrerá aglutinação (junção) das hemácias recebidas e isso pode causar sérios problemas ao receptor.

80341
De fato é preferível que estas pessoas possuam o mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB).

Por exemplo: Se um doador tiver aglutinogênio A só poderá doar para um receptor que não tenha aglutinina anti-A no plasma, ou seja, indivíduos do grupo A ou AB. Caso a doação seja feita para uma pessoa do grupo B ou O, por causa da aglutinina anti-A contida no plasma, ocorrerá aglutinação das hemácias doadas no interior dos vasos sanguíneos do receptor. Em outras palavras, o sangue vai ficar com aspecto de “coalhada”.

Em transfusões também analisamos o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+.

Confira a tabela e tire suas dúvidas!

TABELA
Em transfusões também analisamos o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+.

Fonte: Mundo Educação