Animais

Você não acreditar nas jóias preciosas que este inseto pode construir [vídeo]

Quem não conhece os tricópteros (Caddisfly ou simplesmente Caddis, em inglês), eles são insetos muito comuns conhecidos como “mosca-de-água” e são bastante parecidos com as mariposas. Antes de se tornarem adultos, eles tem uma etapa da vida na água, ou seja, a forma larval dos tricópteros é aquática, assim como as libélulas.

Quando estão passando pela fase aquática, possuem uma característica bastante interessante. Suas larvas, que parecem uma lagarta de borboleta, constroem uma espécie de casinha tubular sob medida para seu corpo. O material usado são pedrinhas, gravetos, folhas que são cuidadosamente selecionados e colados com uma espécie de seda fluida, que imediatamente se solidifica funcionando como um cimento. Assim que constroem esta proteção, as larvas mantém apenas a cabeça do lado de fora. De maneira que vão crescendo, vão aumentando o abrigo com o material disponível no ambiente. Quando chega o momento de se tornar pupa, elas fecham a entrada da casinha até completar suas fases seguintes.


Agora, artesãos resolveram aproveitar a habilidade de criação das larvas de Trichoptera para obterem verdadeiras joias. As larvas são acometidas em um aquário forrado com pedacinhos de ouro, pedras preciosas, pérolas, miçangas e etc…. As larvas naturalmente selecionam as peças com seu próprio critério. Não existe qualquer manipulação na escolha que o inseto faz. As casinhas rapidamente são construídas e colada naturalmente com o fluído de seda secretado pela larva. O resultado é incrível e muitas vezes parece que alguém escolheu as peças que seriam usadas. O mais legal é que nunca teremos uma peça igual a outra e fica sempre a surpresa de qual objeto o inseto vai escolher na construção de seu abrigo. Não deixem de ver o vídeo!

Segundo os artesãos que tem usado esta tática para valorizarem suas peças, eles aguardam pacientemente que o inseto termine a sua metamorfose para que a casinha seja retirada do aquário. Depois disso, criam pingentes que são vendidos a valores bastante altos. É comum vermos também pessoas vendendo as casinhas feitas na natureza (minhas preferidas!) construídas com materiais que realmente forram o fundos dos lagos.

caddis7

caddis6

caddis5

caddis4

caddis3

Na natureza as casinhas ficam assim, além das casinhas de pedra, tem casinhas de conchas, madeira e folhas…

caddis1

Elas ficam assim no fundo do aquário forrado de ouro e peças coloridas para poderem escolher à vontade!

caddis2

 Aqui temos um par de brincos montados pelas larvas de Trichoptera, usando pedrinhas verdes!

 

Fonte: Ecouterre

Novidades

Topo