Curiosidades

Ginecomastia: homens que desenvolvem mamas parecidas com seios femininos

“Vi um homem na praia com os peitos bem grandes. Mas nitidamente era um homem. Quando pesquisei vi que existe uma doença em que os homens desenvolvem peitos grandes como os peitos das mulheres. Fiquei muito impressionado com isso e cheguei a sonhar que tinha peitões. Pode falar sobre isso? Gabriel Lima

Gabriel, provavelmente este homem tinha ginecomastia (significa: mama feminina) que é definida como hipertrofia das glândulas mamárias, ou seja, é quando o homem desenvolve seios. É considerada como “verdadeira” quando o preenchimento do seio não é gordura e sim, aumento do tecido glandular. Quando este aumento é evidente, torna-se perturbador pelo embaraço que a mama exagerada causa ao homem.


Homens com mamas bem desenvolvida, geralmente possuem desequilíbrio hormonal. Existem hormônios androgênicos (masculino) e estrogênicos (feminino) e tanto homens como mulheres produzem ambos hormônios. É claro que os androgênicos são mais acentuados nos homens, são eles que estimulam a produção de espermatozoides e desenvolve e mantém características masculinas. Apesar dos homens também produzirem hormônios femininos, os níveis são extremamente baixos (10x menos que os masculinos). Em altas taxas, os estrogênicos podem causar não só o aumento das mamas, como também devem estar diminuição do interesse sexual e do crescimento de pelos faciais e ainda o surgimento de gorduras modeladoras que dão as curvas ao corpo da mulher.

fotos-ginecomastia

A ginecomastia é considerada como “verdadeira” quando o preenchimento do seio não é gordura e sim, aumento do tecido glandular. Foto: Reprodução/cirurgiaplasticanet

O tratamento para ginecomastia é geralmente é cirúrgico onde é feita uma mamoplastia redutora, tirando os excesso de pele e tecido mamário. Em homens com gordura excessiva na mama (ginecomastia falsa) , uma lipoaspiração resolve o problema. Nenhum destes procedimentos é recomendado em adolescentes, pois mais da metade dos meninos desenvolvem um pouco de mamas durante a puberdade (com 13-14 anos), mas normalmente elas regridem assim que os hormônios se estabeleçam, o que pode durar no máximo 1 ano.

É bom saber: o surgimento repentino de mamas avolumadas nos homens pode indicar um câncer de mama (sim, homens também tem câncer de mama!). Além disso, é preciso ficar de olho em medicamentos capazes de resultar no aumento da mama, como os quimioterápicos, por exemplo. A ingestão de anabolizantes também causa ginecomastia.

10402550_10203979590110477_20327835336937655_n

O tratamento para ginecomastia é geralmente é cirúrgico onde é feita uma mamoplastia redutora, tirando os excesso de pele e tecido mamário. Foto: Reprodução/youtube

Quando um jovem postou no Reddit dizendo que estava pensando em suicídio por que possuía mamas, Christopher Pineda (foto) entrou em cena e decidiu iniciar uma campanha de apoio para homens com ginecomastia. Assista ao vídeo!

 

Fonte: MedicinaNet

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo