Como reconhecer a gravidez momentos depois da implantação do óvulo no útero

“Olá, eu queria saber se tem algum sinal que ajude a descobrir que ficamos grávidas no momento da fecundação” Ludmilla O. Dutra

“Minha médica disse que algumas mulheres tem um sangramento parecido com menstruação, mas é na verdade gravidez. Como é isso? Não entendi.” Paula Monteiro

Ludmila, na verdade é muito difícil para as mulheres perceberem o momento em que foram fecundadas, mas alguns sinais podem ser bastante úteis. Paula, sua médica estava certa, existe um sangramento que pode acontecer no início da gravidez. Enfim, muitas mulheres (1/3 delas) apresentam um pequeno sangramento no momento em que o óvulo fertilizado se fixa na parede do útero. O tecido que envolve o óvulo (trofoblasto) pode danificar alguns vasos sanguíneos da parede uterina resultando em uma pequena quantidade de sangue que sai do colo do útero. Algumas mulheres confundem este sangramento com a chegada da menstruação, mas na verdade é um “sangramento de implantação”. A parte complicada é que os sintomas do início da gravidez são parecidos com os que ocorrem no começo da menstruação. Mas fica fácil quando se associa todos os sintomas e assim, não vai ter erro!

Qual foi a última vez que você fez sexo?

woman-thinking-about-relationship

Normalmente o sangramento de implantação ocorre entre 10 e 14 dias após a concepção. Esta data geralmente “bate” com a data do próximo ciclo menstrual. Então, se já faz mais do que um mês que você fez sexo e você começou a sangrar agora, este não será um sangramento de implantação e sim, a menstruação esperada.

Verifique a cor e a quantidade de sangramento.

Sem-Título-1

O sangramento de implantação não se parece com menstruação normal. Ele é bem menor e com uma tonalidade rosa ou amarronzada pois o sangue leva um tempo para percorrer a parede do útero. Nestes casos, o sangramento é muito leve e só dura no máximo dois dias. É só observar, pois o sangue menstrual aumenta com dois dias e dura pelo menos 5 dias, a cor é mais vermelha.

Preste atenção se há cólica junto com o sangramento.

1

No momento em que o óvulo fecundando se fixa, o útero sofre algumas mudanças para acomodar o embrião e isso pode resultar em uma leve cólica, serão como pequenas “fisgadas” muito fracas. São muito menos intensa que a cólica menstrual. Se as cólicas abdominais continuarem a aumentar, pode ser sinal de uma menstruação normal.

Fique atenta ainda para:

* Tonturas

* Enjoo

* Oscilações de humor

* Cansaço sem motivo aparente

* Idas ao banheiro com mais frequência

Fonte: WikiHow