Curiosidades

Ação ecológica deu errado e mantém 2 milhões de pneus velhos no fundo do mar [vídeo]



O Recife de Osborne é uma vergonha mundial. Trata-se de um “recife” artificial localizado na costa de Fort Lauderdale, Florida onde cerca de 2 milhões de pneus velhos estão empilhados no fundo do mar. Na década de 1970 o projeto ambicioso de se livrar de pneus usados e ao mesmo tempo fazer surgir uma vida marinha em volta deles, levou as autoridades a permitirem a ação. E assim, pneus que eram um problema em terra, passaram a ser grande desastre ambiental.

 Os corais deveriam crescer em volta da montanha de pneus, criando um lindo recife em poucos anos, mas esta ação só não deu errado como também esmagaram, sufocaram e mataram os corais que já cresciam lá e a vida marinha foi expulsa do local. Não existe quase nada vivo por nesta área, é como se tudo tivesse se tornado um ambiente fantasma.


 Na época foi construído um muro de contenção de concreto para limitar o espaço do “futuro coral” e os pneus foram presos por fitas de nylon ou cabos de aço e com ajuda de diversas embarcações militares e particulares foram jogados na água. Só que com o tempo os cabos arrebentaram e os pneus foram levados pelas correntes marinhas e se espalharam por toda área durante as últimas três décadas.

 Atualmente, mergulhadores da marinha americana estão em treinamento junto com biólogos para iniciarem uma ação a fim de retirar todos os pneus do mar e finalmente limpar a bagunça. Eles acreditam que conseguem retirar cerca de 70 pneus por mergulho e a esperança é que todos sejam retirados nos próximos dois anos. Ainda não se sabe o tempo necessário para que a vida marinha reapareça nesta área, pois o estrago causado pelos pneus podem ser sérios. Os pneus retirados serão reciclados.

tires

O Recife de Osborne é uma vergonha mundial. Trata-se de um “recife” artificial localizado na costa de Fort Lauderdale, Florida onde cerca de 2 milhões de pneus velhos estão empilhados no fundo do mar.

tire-large

Na década de 1970 o projeto ambicioso de se livrar de pneus usados e ao mesmo tempo fazer surgir uma vida marinha em volta deles, levou as autoridades a permitirem a ação.

underwater-tire-removal-florida_via-broward_county_472

Na época foi construído um muro de contenção de concreto para limitar o espaço do “futuro coral” e os pneus foram presos por fitas de nylon ou cabos de aço e com ajuda de diversas embarcações militares e particulares foram jogados na água.

Hannes-Bend-Eclipse-Reclaimed-Tire-Reef-Installation-Osborne-Shabaka-3

Atualmente, mergulhadores da marinha americana estão em treinamento junto com biólogos para iniciarem uma ação a fim de retirar todos os pneus do mar e finalmente limpar a bagunça.

O vídeo mostra imagens muito tristes do local!

Fonte: USA Today

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.