8 raças de cães que eu aposto que você nunca viu!

Os cães são provavelmente os animais mais cotados como bichos de estimação e é obvio que já ouvimos falar de muitas raças diferentes, com características inusitadas. Mas é possível que você nunca tenha visto estes cães que mostramos hoje. Muitos deles possuem caraterísticas únicas, não vistas nos cães que costumamos ver por aí.

1. Bedlington Terrier

Sem tosa, à primeira vista,  ele parece um carneirinho, mas é um cão! Foram vistos pela primeira vez no Reino Unido no séc. XIX e provavelmente descendem dos rothbury terriers. Esta raça é uma das que apresentam maiores expectativas de vida e chegam facilmente aos 14 anos. Especialista classificam seu temperamento como “brando”, mas caso não se exercite pode destruir os objetos da casa (sofás, tapetes, etc…). Caso seu topete fique sem tosa ao longo do focinho, sua face apresenta-se reta. Outra característica são suas orelhas, que podem ou não ter uma franja de pelo branco e sedoso nas pontas.

Bedlington-Terrier1

 

2. Vallhund Sueco

Graças a um programa de melhoramento, esta raça foi salva, pois em 1942 foi considerada extinta na Suécia. Os Vallhunds são considerados infatigáveis guardiões de rebanhos (cão boiadeiro) e ótimo para guardar a casa. São fortes, ativos e precisam de bastante exercício. O temperamento é amigável e são ótimos animais de estimação.

Vallhund-Sueco

3. Catalburun

Só de olhar este cão, que é originado na Turquia, logo percebe-se sua característica mais marcante: O nariz dele é dividido! Ao mesmo tempo que este nariz seja único, ele também possui o faro muito mais apurado do que os outros cães, por isso, são grandes caçadores. Algumas informações levam a supor que este nariz é fruto de um melhoramento genético para apurar o faro.

Catalburun04

4. Mudi

Este cão é originado na Hungria. Pouco se sabe sobre a origem desta raça, embora alguns afirmem que tenha surgido em algum momento compreendido entre os séculos XVIII e XIX de cruzamentos entre animais de pastoreio e pastores alemães. Seu temperamento é classificado como vigilante, vivaz e adaptável, além de ser considerado extremamente capaz de aprender. Os Mudi possui uma grande variedade de cores!

mudi

5. Catahoula Cur

Ainda se sabe muito pouco sobre o surgimento desta raça, embora alguns especialistas sugiram que seja fruto de um cruzamento entre pastores e mastifes na América do Norte. Na verdade, o nome Catahoula Cur significa literalmente “vira-latas”, mas ele não é um vira latas, e foi muito usado como cão pastoreiro. Ele tem o temperamento forte e o seu dono precisa ser severo e ensina-lo desde o início o que é certo e o que é errado. Não é muito cotado como bicho de estimação, pois adora roer a mobília da casa.

catahoula

6. Schipperke

O significado do seu nome é “pequeno pastor”. É uma raça pequena, originária do começo do século XVI na Bélgica. Se assemelham ao pastor alemão, mas possuem as pernas curtas. Estes cães são da Bélgica, e eles são esperados para viver dos 13 aos 15 anos. São animais adoráveis, mas bastante conhecidos como causadores de problemas, pois podem desenvolver agressividade, desobediência e perseguição e ataque a outros animais. Também não possuem muita vontade de aprender e por isso exigem muito mais treinamento.

Schipperke1

7. Azawakh

É um cão nativo da África Ocidental e pode ser visto em várias cores. No passado eram companheiros do chamados “nômades do deserto” por quem eram tratados como membros das famílias, sempre protetores. São apelidados de “cães nobres de pessoas livres”, são considerados animais ágeis e eficientes caçadores.

Azawakh

8. Thai ridgeback

Este cão é originado no sudoeste asiático e são muito vistos em pinturas rupestres de mais de 5000 anos. Também foram citados em manuscritos tailandeses da idade média (360 d.C.) época na qual era usado para a guarda, a caça e como cão boiadeiro. Ele tem uma linha de pelos que percorre o corpo ao longo do dorso em direção oposta ao restante da pelagem (veja a seta apontando na foto). É uma raça bem inteligente e tem ótimo comportamento.

thai-ridgeback-

Fonte: Pets Amerikanki e Wikipedia