Por que um fruto podre estraga todos os outros?

“Sou pedagoga e gosto muito da sua página, é superinteressante! Você saberia me informar porque um único fruto podre é capaz de estragar todo o cesto? Qual a explicação científica para isso?” Gabriela Capila

 Gabriela, isso é verdade mesmo. Se você fizer uma experiência colocando uma laranja estragada ou muito madura no meio de outras boas, em menos de uma semana você poderá observar o estrago que a laranja fez nas outras. Mesmo depois de colhidos da sua árvore de origem, os frutos como laranja e tomates, por exemplo, ainda mantém sua atividade metabólica, ou seja, suas células estão em atividade e elas sofrem trocas gasosas. Quanto mais tempo de atividade, mais rápido elas amadurecem e depois apodrecem. É o ciclo natural! Manter as frutas, legumes e verduras sob refrigeração retarda um pouco este processo e é por isso que se mantivermos o tomate na geladeira ele pode durar mais de 10 dias, enquanto fora dela, não passa de 4 dias antes de começar a amadurecer e apodrecer.

Durante sua atividade metabólica os vegetais emitem um gás inodoro e incolor chamado Etileno. Todos os frutos têm alguns receptores que detectam o gás etileno e, quando os receptores são “ligados” pela presença do gás, ativam a produção de mais de etileno. Este gás é responsável pela aceleração do amadurecimento. Ele é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação o fruto inicia o seu amadurecimento e consequente apodrecimento (decomposição). Assim, quando colocamos um tomate que já desencadeou o processo de produção de etileno junto de outros, ele induz os demais a produzirem também o gás. Logo, se nada for feito, todos eles vão estar maduros, e depois, todos eles vão estar podres!

Bem, mas não é só isso… Um fruto perfurado, riscado, amassado teve suas células quebradas e por isso está mais suscetível ao ataque de bactérias e fungos. Assim, este fruto poderá rapidamente contaminar outros frutos e juntamente com a ação do gás etileno que obviamente entra logo em ação quando o fruto está contaminado, já viu, né? Logo, logo seu cesto de frutas vai estar todo comprometido!

rottenTomato
Mesmo depois de colhidos da sua árvore de origem, os frutos como laranja e tomates, por exemplo, ainda mantém sua atividade metabólica, ou seja, suas células estão em atividade e elas sofrem trocas gasosas. Foto: Reprodução/wattpad

Fonte: Bella Online – The voice of Women