Você toma leite para curar azia? Cuidado: o leite não melhora a azia, aumenta a acidez do estômago piorando a situação

É preciso tomar muito cuidado com certas “receitinhas” do tempo da vovó. Várias receitas que nossos avós ensinaram no passado, hoje já caíram por terra, essa do leite para curar azia é uma delas. A azia é uma sensação de queimação que muitas pessoas sentem no esôfago, por causa da produção dos ácidos estomacais, um dos responsáveis pela nossa digestão. Geralmente, a azia ocorre até duas horas após a refeição e se pode piorar se a pessoa se deita. Quem já sentiu sabe: é um incômodo muito grande.

 Durante muito tempo usou-se leite (geralmente gelado) para amenizar o desconforto da azia. A teoria era que no leite haveriam propriedades básicas que neutralizavam a queimação causada pelo ácido estomacal. No entanto, os especialistas garantem que o leite só alivia os sintomas momentaneamente e não promovem nenhuma cura para a azia. Ao contrário do que se pensava (e muitas pessoas ainda acreditam) o leite não neutraliza o suco gástrico e sim, promove o aumento na produção de ácido piorando a longo prazo os sintomas da azia.

 Mas o leite não é totalmente vilão, claro! As proteínas do leite ajudam a fortalecer os músculos do nosso esôfago para prevenir o refluxo ácido, desde que seja ingerido em pequenos goles, durante uma crise de azia. O leite desnatado, semidesnatado ou com baixo teor de gordura é a melhor opção para pessoas que sofrem de azia recorrente, porque os alimentos ricos em gordura, muitas vezes aumentam o refluxo e ativa a produção dos sucos gástricos, piorando a situação.

FONTE: About e LiveStrong