Curiosidades

Entenda como ocorre a Cirurgia de Troca de Sexo

Em seres humanos, a Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS) é o termo para os procedimentos cirúrgicos pelos quais a aparência física de uma pessoa e a função de suas características sexuais são mudadas para aquelas do sexo oposto. É parte do tratamento para a desordem do transtorno de identidade para transgêneros.

No Brasil, a primeira CRS do país foi realizada em 1971 pelo cirurgião Roberto Farina. A polêmica gerada pelo caso o levou a ser condenado de “lesões corporais” pelo Conselho Federal de Medicina. Até 1997, cirurgias de mudança de sexo eram proibidas no Brasil. Pessoas que desejassem passar pela mesma eram obrigadas a recorrer a clínicas clandestinas ou, mais freqüentemente, a médicos no exterior. Neste ano, casos confirmados de transexualismo puderam passar a se beneficiar da mesma com a aprovação pelo Conselho Federal de Medicina.


melhores-infos-jan-2011

Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS) é o termo para os procedimentos cirúrgicos pelos quais a aparência física de uma pessoa e a função de suas características sexuais são mudadas para aquelas do sexo oposto. Foto: Reprodução/superinteressante

Em animais como o peixe-palhaço, ocorre uma redesignação sexual, incluindo funções reprodutivas, sob circunstâncias especiais. Um cardume de peixes-palhaços é sempre constituído por uma hierarquia com uma fêmea no topo. Quando ela morre, o macho mais dominante muda de sexo e toma o lugar dela.

Confira o Infográfico (livre de censura) da Superinteressante:

HOMEM-MULHERmulher-homem

 

 

Fonte: MundoHB (Mika da Silva)


Novidades

Topo