Animais

Médicos fazem cesariana de emergência em um Jabuti



Os funcionários do Chengdu Zoo perceberam que o jabuti Dabao não parecia bem. Não tinha apetite e mal se movia. Os veterinários resolveram então fazer um raio-x na esperança de descobrir o motivo de tanta apatia. Para surpresa de todos, Dabao guardava em seu corpo 14 ovos. Os ovos pareciam estar obstruindo a passagem e a Jabuti não conseguia, ou não queria expeli-los.

Ficou decido então, fazer uma “cesariana” de emergência. Dabao foi sedada e com o auxílio de uma serra cirúrgica (a mesma usada para abrir o crânio para cirurgias) foi feita uma abertura em seu plastrão (parte de baixo do casco) por onde os médicos tiveram acesso aos ovos. O processo de abertura do plastrão demorou cerca de 2 horas, mas os ovos foram retirados com sucesso e o plastrão foi colado com cola do tipo epóxi. Dabao se recupera bem da cirurgia e seus ovos foram enterrados, conforme acontece na natureza, para aguardar a eclosão.


Segundo especialistas, este fenômeno conhecido como “Retenção Fetal” é acontece com frequência entre os répteis causado por problemas físicos ou desnutrição. Mas é possível que a mãe retenha os ovos quando não encontra um lugar ideal para enterra-los. Ao invés de deixar seus ovos em um lugar hostil, ela os retém em seu corpo, o que pode resultar na sua morte.

jabuti

001

002

003

004

005

006

Fonte: Biologia-Vida e Quo

 

Novidades

Topo