Animais

As renas fluorescentes da Finlândia!

Todos os anos, cerca de 4.000 renas morrem nas estradas finlandesas vítimas de atropelamento. Preocupados com a vida dos animais e com os prejuízos a Associação dos Criadores de Renas tiveram uma ideia nada convencional. Eles decidiram cobrir os chifres com camadas de tinta reflexiva, parecidas com aquelas usadas para pintar placas de beira de estrada. Os testes começaram com 20 renas que foram pintadas com corantes fluorescentes para analisar a reação dos animais e se as tintas podiam resistir ao frio.

No inverno, as renas viajam longas distâncias durante a noite em busca de comida. Os animais não se preocupam com o aumento do tráfego devido ao turismo do local e por isso, os acidentes são constantes. O objetivo desta novidade é fazer com que os animais se tornassem mais visíveis para os motoristas, mesmo no escuro. Ou seja, quando o farol do carro bate no animal a tinta reflete a luz, o chifre fica brilhante mesmo de longe e assim evitaria atropelamentos. Os criadores esperam que a tinta reflexiva seja útil o suficiente para que possa ser empregado em todas as renas da região. Se os testes forem positivos, os motoristas deverão ver muitas renas brilharem a partir de agora.

poro2

Todos os anos, cerca de 4.000 renas morrem nas estradas finlandesas vítimas de atropelamento.

poroheijastinspray.jpg__800x600_q85_crop

Os animais não se preocupam com o aumento do tráfego devido ao turismo do local e por isso, os acidentes são constantes.

rena

Os criadores esperam que a tinta reflexiva seja útil o suficiente para que possa ser empregado em todas as renas da região.

Fonte: SmithsonianMag

Imagens Anne Ollila

Novidades

Topo