Tripofobia: Pessoas que tem medo de buraquinhos

Muito estranho. Chocolate aerado, bolhas de sabão agrupadas, miolo de um girassol. Parece normal, mas muita gente pode desenvolver uma inexplicável crise de pânico diante destas coisas. A Tripofobia consiste de medo ou repulsa causada por figuras geométricas muito juntas, especialmente pequenos buracos e retângulos muito pequenos.

O transtorno ainda não está listado no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais, mas a verdade é que milhares de pessoas relatam ter pânico ao visualizarem objetos com furos pequenos aglomerados. Pessoas com crises de Tripofobia relatam formigamento, coceira ou comichão no corpo, ansiedade e náusea.

É uma “doença” relativamente nova, com pesquisa limitada. Os pesquisadores acreditam que a reação repulsiva dos tripofóbicos pode ser efeito colateral de uma adaptação evolutiva para evitar animais peçonhentos, pois todos nós temos uma predisposição para ser cauteloso com coisas que podem nos prejudicar. Durante as pesquisas, um voluntário relatou que associa os objetos furados com um polvo de anéis azuis, um dos animais mais venenosos do mundo. Pelo que dizem os pesquisadores, todos nós temos tendência a Tripofobia, só que algumas pessoas desenvolvem um pânico anormal.

Se as imagens abaixo te deixam mais que incomodado, você pode ser tripofóbico.

203EAB374F3E288A250A4E
Apenas um caso grave de manifestação de fungos no pé.
3EdByJL
Somente um objeto de decoração!
5
Isso te deixou nervoso? São apenas bolhas de café com leite!
Abedus1j-L
Um inseto carregando seus ovos. Nada demais!
lotus-dry-seed-pod
Sementes de lotus, só isso!
Trypophobia_090313-617x416
Chocolate aerado, hummmm!
1990205612216727-t640
Só uma ave guardando sementes nos buracos!
1990205612216749-t640
Alho, nada mais…
g2c4u
Montagem feita para enlouquecer os tripofóbicos!

Fonte: Live Science, Trypophobia