Por que as pessoas que tem pressão alta não podem comer muito sal?

 “Minha mãe tem pressão alta e o médico restringiu tudo que tem sal, até refrigerante que eu nem sabia que tinha muito sal. Queria saber porque as pessoas que tem hipertensão não devem comer muito sal.” Marcela Dutra.

 Marcela, hipertensão é o aumento do esforço do coração para bombear e fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Quando ingerimos sódio (vindos do sal de cozinha, condimentos, refrigerantes, enlatados etc..) este elemento fica disperso no nosso líquido extracelular (localizado fora das células) juntamente com outros íons e os nutrientes necessários para a manutenção celular. Fora de nossas células a concentração de sódio (e os outros componentes) costuma ser muito maior para que possa nutrir nossas células quando necessário.

 O problema é que o excesso de sal acumula uma quantidade maior de sódio no líquido extracelular e no sangue causando um desequilíbrio no corpo (desequilíbrio osmótico). Para manter o equilíbrio, o organismo imediatamente começa a reter mais líquido a fim de diluir aquele sal em excesso fora das células. Inicialmente a água das células acaba sendo levada para o meio extracelular e isso fazer com que a pessoa sinta muito mais sede e consequentemente ingira muito mais água. Nosso cérebro libera hormônios antidiuréticos para impedir a produção de urina e isso faz com que os rins trabalhem menos.

 O resultado é que para diluir aquele sal ingerido em excesso, o corpo retém muita água. Isso vai aumentar a quantidade de sangue circulando pelas veias e artérias provocando um esforço maior do coração podendo levar, causando um agravamento da hipertensão e em alguns casos, a um infarto.

 Além disso, o acúmulo de água no meio extracelular causa os edemas (inchaços) comuns nas pessoas hipertensivas. Portanto, ingerir sal em excesso vai desencadear todo este processo que ocorre lentamente sem que a pessoa perceba. Somente quando começa a perceber cansaço, dores de cabeça, tonturas, inchaço pelo corpo, etc.

Fonte: Nutrição Responsável