Vacas vivas com enormes buracos no corpo. O que é isso?

Difícil acreditar, mas com a intenção de estudar o processo digestivo e efetuar avaliações de dietas, taxa de passagem de alimentos, determinações de parâmetros químicos envolvidos na digestão dos bovinos, alguns pesquisadores realizam um procedimento em que são feitos buracos lateralmente em as vacas ainda vivas. Os buracos são grandes o bastante para que possa enfiar uma mão e manipular o conteúdo dentro do corpo da vaca.

O nome da técnica é “fistulação” que consiste de um procedimento cirúrgico em que uma porção do trato digestório do animal é exteriorizado com aberturas feitas desde a pele até a região do órgão. Depois da abertura e perfeita cicatrização do local, é implantado um tubo de silicone, com o objetivo de manter o orifício vedado e permitir acesso ao interior do órgão. O procedimento não é nenhuma novidade, sendo um procedimento comum desde o século passado e pode ser feito em cabras, ovelhas e outros.

As vacas que passam por este processo são chamadas vacas fistuladas ou vacas com janelas. Elas apresentam o comportamento fisiológico normal, sem incômodo ou dor, não havendo prejuízo no consumo e digestibilidade do alimento, produção de leite, reprodução e longevidade do animal, entre outros aspectos. As vacas fistuladas são ainda doadoras do líquido ruminal, ou seja, ela pode doar o líquido rico em microorganismos essenciais para a digestão para outras vacas doentes.

A técnica de fistulação de animais é imprescindível nos estudos de fisiologia e metabolismo principalmente nos ruminantes.

vaca2
Com a intenção de estudar o processo digestivo e efetuar avaliações de dietas, taxa de passagem de alimentos, determinações de parâmetros químicos envolvidos na digestão dos bovinos, alguns pesquisadores realizam um procedimento em que são feitos buracos lateralmente em as vacas ainda vivas.
Sem-Título-1
Os buracos são grandes o bastante para que possa enfiar uma mão e manipular o conteúdo dentro do corpo da vaca.
vacafistulada
O nome da técnica é “fistulação” que consiste de um procedimento cirúrgico em que uma porção do trato digestório do animal é exteriorizado com aberturas feitas desde a pele até a região do órgão.
vaca81
Depois da abertura e perfeita cicatrização do local, é implantado um tubo de silicone, com o objetivo de manter o orifício vedado e permitir acesso ao interior do órgão.
vaca6
As vacas que passam por este processo são chamadas vacas fistuladas ou vacas com janelas.
vaca5
Elas apresentam o comportamento fisiológico normal, sem incômodo ou dor, não havendo prejuízo no consumo e digestibilidade do alimento, produção de leite, reprodução e longevidade do animal, entre outros aspectos.
vaca4
As vacas fistuladas são ainda doadoras do líquido ruminal, ou seja, ela pode doar o líquido rico em micro-organismos essenciais para a digestão para outras vacas doentes.
vaca
A técnica de fistulação de animais é imprescindível nos estudos de fisiologia e metabolismo principalmente nos ruminantes.

Fonte: Embrapa