Conheça os efeitos do aparelho dentário personalizado em casa!

“Eu já personalizo meu aparelho dentário desde o ano passado e agora estão dizendo que isso prejudica. Mas prejudica como?” Anônimo

Olá “Anônimo”, pois é, agora virou moda: principalmente os adolescentes estão comprando material ortodôntico (elásticos, borrachas e fios dentários) de forma irregular para personalizar seus aparelhos. O problema é que essa nova moda pode trazer sérios problemas alterando a mastigação devido a movimentos desnecessários sofridos pelos dentes. Além disso, este material vendido nas ruas não passa por fiscalização e pode causar alergias. Mas, a perda óssea, é sem dúvida a pior consequência.

Infelizmente, a moda vem atraindo cada dia mais adolescentes, mas muitos deles não sabem mas nossos dentes não são completamente fixados, eles possuem movimento e quando forçados saem do lugar e podem até desprender do osso. O falso aparelho força o movimentos dos dentes da mesma forma que o dentista faz. Só que o ortodontista faz movimentos estudados minuciosamente. Cada vez que a pessoa visita o consultório para fazer a troca dos elásticos e fios, o dentista faz ajustes milimétricos que já foram estudados.

Essa “brincadeira” pode trazer riscos de intrusão, quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo; de extrusão, quando ele é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo, e de giroversão, quando o dente gira no próprio eixo.

aparelho

Abaixo podemos ver alguns exemplos de aparelhos dentários com acessórios colocados de forma irregular, sem acompanhamento do dentista. Os comentários foram feitos pela dentista Cláudia Garrido, a pedido do G1.

ap01

“Nesta foto, ele usou elástico ortodôntico, porém em posicionamento incorreto. Há união de dois ou mais elementos (dentários) através dos elásticos e sem o apoio do fio. Ele faz o trançado inclusive utilizando as aletas (ganchos dos brackets) de forma irregular. Isso pode alterar completamente a posição dos dentes e provocar giroversão, que é quando o dente gira no próprio eixo. É o mais propenso a ter problemas sérios.”

——————————————————————————————————————————————————————

ap06“O que me chama atenção nesta foto não é nem tanto os elásticos no bracket. Mas o fio colorido que está sendo utilizado, que não é um fio usado em tratamento ortodôntico. Dá a impressão de ser um material plástico e maleável. Aí a força maior fica nos elásticos que têm apoio e suporte menor do fio. O fio usado em ortodontia é metálico e possui densidade e forças específicas. Esse não vai ter força de resistência adequada.”

——————————————————————————————————————————————————–

ap05“O ferrinho duplo ou triplo também não é um fio adequado para ortodontia. Este é mais denso e parece mais plástico ou talvez um arame. E há quantidade excessiva de elásticos colocados nos brackets, que pode causar movimentação dentária irregular e perda óssea. Não tem como dizer qual a procedência do material, que pode gerar até reações alérgicas.”

——————————————————————————————————————————————————————–

ap04“Neste caso, o mais importante é saber a procedências dos elásticos. Porque este tipo de elástico existe disponível no mercado odontológico e não é irregular. O formato do elástico em si não tem problema. Há também em forma de flor, coração, naipes de baralho, além dos redondinhos convencionais.”

——————————————————————————————————————————————————————–

ap03“Este é uma novidade total para mim. Desconheço completamente este tipo de fio torcido para tratamento ortodôntico. Muito provavelmente é um fio de arame ou plástico. E a forma como foram colocados os elásticos também é irregular.”

——————————————————————————————————————————————————————–

ap02“Este é um elástico que chamamos de elástico corrente. Ela causa forma mais excessiva do que os redondinhos convencionais e precisa ter acompanhamento mais rigoroso. Causa movimentação dentária mais acentuada. Ele também é usado na ortodontia em casos específicos, quando (o dentista) quer fechar pequenos espaços entre os dentes ou para movimentações pequenas de um elemento dentário.”

——————————————————————————————————————————————————————–

ap09

Fonte: Bem Estar