Alimentação

Descubra agora se beber líquidos durante as refeições pode fazer mal para você e se realmente engorda

“Comer bebendo líquido é prejudicial a saúde? Já ouvir falar que quando comemos bebendo água, suco ou refrigerante a comida  perde todos os nutrientes que tinha, e que a barriga cresce. Isto é verdade ?” Crisllayne Almeida

Crisllayne, os nutricionistas ainda não concordam totalmente a respeito desta questão. Alguns dizem que beber um pouco de líquido (que não seja refrigerante) pode facilitar na mastigação e evitar o engasgo. Outras são absolutamente contra, segundo estes, beber líquido durante as refeições pode prejudicar o desempenho da digestão.


Nós sabemos que logo no início do processo digestivo ocorre secreção do suco gástrico no estômago composto de cerca de 0,5% de ácido clorídrico (HCl), o que reduz o pH para valores entre 1 a 3. Ingerindo líquido durante este processo, estes ácidos são diluídos e isso dificulta a digestão dos alimentos, principalmente das carnes, ocorrendo uma digestão incompleta ou mais prolongada do que deveria. Na digestão incompleta muitos nutrientes acabam não sendo aproveitados no processo de absorção realizado no intestino delgado e quando a digestão demora mais tempo do que deveria ocorre a fermentação da comida ainda no estômago e isso gera gases (arrotos e flatulência). Bebendo líquidos junto com a comida, toda fibra ingerida vai passar mais rápido pelos intestinos e não atuará como deve. Para as pessoas que têm predisposição a complicações gástricas – como refluxo, esofagite e gastrite – tomar qualquer tipo de líquido durante as refeições pode gerar um desconforto muito maior, estas pessoas devem realmente evitar líquidos enquanto comem.

No entanto, existem pessoas que tem pouca saliva, geralmente quem está fazendo uso de medicamentos que inibem sua produção. Para essas pessoas tomar um pouco de líquido durante as refeições vai ajudar, e muito, no processo digestivo, uma vez que a saliva é a responsável pela início do processo digestivo ainda na boca.

Não é o ato de beber água durante a refeição que engorda, e sim porque os líquidos dilatam o estômago e então fica fácil comer mais. Além disso, o líquido vai roubar o espaço dos alimentos sólidos no estômago o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas por outro lado ela logo sentirá fome e nesta próxima refeição comerá muito mais. Quanto a “ dar barriga” ainda não existe comprovação científica de que haja uma relação entre ingerir líquidos enquanto come e ganhar uma barriguinha saliente.

Alguns nutricionistas garantem que tomar de 150 a 200 ml de líquido (suco natural ou água) durante as refeições não trará muitos riscos àquelas pessoas que não possuem complicações gástricas. Mas é importante que a quantidade não ultrapasse de 200 ml. Seja rigoroso quando a isso!

Fonte: M de Mulher, Natural News
Imagens: Reprodução/ consciousnourishment 
/ myfit

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo