Por que a barriga ronca quando estamos com fome?

“Professora, por que nossa barriga faz aquele barulho quando estamos cheios de fome?” Daiara Macedo, 12 anos.

“O ronco na barriga é sinal de algum problema digestivo?” Andréia Oliveira

Daiara e Andréia, nosso corpo é equipado com uma série de mecanismos para que funcione bem. Até o barulhinho da barriga, é um sinal do organismo, indicando que o estômago está se preparando para receber o alimento. O processo se inicia com a produção de saliva. Muita gente não sabe, mas encher a boca d’água é a primeira fase digestão. A saliva irá lubrificar os alimentos triturados pelos dentes e poderem ser engolidos mais facilmente. Depois ocorre uma alta na produção dos ácidos digestivos e pepsina, uma enzima digestiva. A produção de tais ácidos estimulam contrações no estômago e intestino delgado (movimentos peristálticos), preparando estes órgãos para uma futura digestão.

O “ronco” acontece quando os movimentos peristálticos chacoalham o líquido digestivo e o ar presente no estômago. Algumas pessoas têm mais tendência desencadear estes ruídos, mas isso não significa que seja um problema. O ronco no estômago, seja de fome ou recorrentes da digestão, são contrações fisiológicas, naturais e involuntárias.

Mas atenção aos “chicleteiros“: O chiclete funciona como um “alarme falso” para o organismo, pois possui um cheirinho agradável e gostinho doce. Ao sentirmos o cheiro e o gosto doce, todo nosso sistema digestivo começa a se preparar para a chegada de alimento, secretando ácidos e enzimas para “digerir” o alimento que vem vindo. O problema é que quando mastigamos o chiclete não enviamos alimento para o estômago e então as substâncias produzidas (em longo prazo) podem causar sérias lesões no organismo, como gastrites e úlceras.

Fonte: Terra