Curiosidades

Por que a barriga ronca quando estamos com fome?

Por que a barriga ronca quando estamos com fome?
Esse texto foi informativo para você?

“Professora, por que nossa barriga faz aquele barulho quando estamos cheios de fome?” Daiara Macedo, 12 anos.

“O ronco na barriga é sinal de algum problema digestivo?” Andréia Oliveira


Daiara e Andréia, nosso corpo é equipado com uma série de mecanismos para que funcione bem. Até o barulhinho da barriga, é um sinal do organismo, indicando que o estômago está se preparando para receber o alimento. O processo se inicia com a produção de saliva. Muita gente não sabe, mas encher a boca d’água é a primeira fase digestão. A saliva irá lubrificar os alimentos triturados pelos dentes e poderem ser engolidos mais facilmente. Depois ocorre uma alta na produção dos ácidos digestivos e pepsina, uma enzima digestiva. A produção de tais ácidos estimulam contrações no estômago e intestino delgado (movimentos peristálticos), preparando estes órgãos para uma futura digestão.

O “ronco” acontece quando os movimentos peristálticos chacoalham o líquido digestivo e o ar presente no estômago. Algumas pessoas têm mais tendência desencadear estes ruídos, mas isso não significa que seja um problema. O ronco no estômago, seja de fome ou recorrentes da digestão, são contrações fisiológicas, naturais e involuntárias.

Mas atenção aos “chicleteiros“: O chiclete funciona como um “alarme falso” para o organismo, pois possui um cheirinho agradável e gostinho doce. Ao sentirmos o cheiro e o gosto doce, todo nosso sistema digestivo começa a se preparar para a chegada de alimento, secretando ácidos e enzimas para “digerir” o alimento que vem vindo. O problema é que quando mastigamos o chiclete não enviamos alimento para o estômago e então as substâncias produzidas (em longo prazo) podem causar sérias lesões no organismo, como gastrites e úlceras.

Fonte: Terra

Novidades

Topo