Hiperdontia bucal: dentes além do normal

“Tenho 18 anos e o meu dentista me encaminhou para um dentista de aparelho. Ele disse que tenho hiperdontia e que vou precisar arrancar alguns dentes. Estou apavorada. O que é isso? Hiperdontia? ” Viviane Costa 

Olá Viviane … Veja bem, a primeira dentição é composta por dentes decíduos (dentes de leite) e começam a surgir por volta dos 36 meses e só termina mesmo com 12 anos e idade. Logo depois, surgem os dentes permanentes que tomam o lugar dos decíduos e normalmente estão completos até os 21 anos de idade. Quando uma pessoa desenvolve mais de 20 dentes decíduos ou mais de 32 dentes permanentes, elas têm hiperdontia bucal, ou seja, ela tem um excesso de número de dentes. Tais dentes são chamados de supranumerários.

Dentes além do normal podem surgir em qualquer parte do arco dental. No entanto, os mais comuns são os incisivos permanentes e os quarto molares. A hiperdontia não é uma condição tão rara, cerca de 4% da população possui pelo menos um dente supranumerário, em muitas regiões são chamados de “dentes encavalados”, por nascerem muito juntos aos permanentes por falta de espaço. Mas os grandes números são raros. Já existem relatos de pessoas com mais de 30 dentes excedentes, que muitas vezes está associada a condições como lábio leporino (fissura labial).

tumblr_mjmb80ouGj1r9nf9oo1_500
Quando uma pessoa desenvolve mais de 20 dentes decíduos ou mais de 32 dentes permanentes, elas têm hiperdontia bucal, ou seja, ela tem um excesso de número de dentes.

Acredita-se que a hiperdontia possa acontecer através de um componente genético consistindo de uma caraterística autossômica dominante. Assim, caso um dos pais apresentem dentes excedentes, a condição tem chances de 50% de ser passada para o filho! Alguns especialistas defendem a teoria de que a hiperdontia é causada por uma hiperatividade da lâmina dental durante o desenvolvimento dentário, uma região onde ficam as células que formam o dente.

Os dentes supranumerários precisam ser detectados e tratados o quanto antes, pois além dos problemas estéticos eles podem causar problemas funcionais e clínicos. Infelizmente a única forma de tratar é fazendo a retirada dos dentes em excesso, quando possível. Tais dentes podem atrapalhar o surgimento dos dentes adjacentes. A não retirada dos supranumerários pode causar tumores e aglomeração de quistos.

tumblr_ml7fdcqHOo1qgazpwo1_500
Acredita-se que a hiperdontia possa acontecer através de um componente genético consistindo de uma caraterística autossômica dominante.

Fonte: Medicina Net