Triste história de Kenny: um tigre com defeitos genéticos parecidos com síndrome similar à Síndrome de Down

Kenny é um tigre branco resultado de cruzamentos consanguíneos a fim de atender ao comércio de parques e zoológicos interessados em animais diferentes. Os cruzamentos não respeitam qualquer regra não importando se possuem parentesco. Por causa disso, Kenny sofre de diversos problemas mentais e motores. Acredita-se que ele tenha alguma síndrome desenvolvida como resultados dos cruzamentos entre tigres irmãos, e parece ter sofrido uma alteração cromossômica que resulta em uma aparência parecida com a Síndrome de Down.

Kenny foi resgatado de um cativeiro particular nos Estados Unidos, onde o criador estava cruzando tigres sem qualquer respeito à sua consanguinidade. O resultado é triste, pois todos os animais compartilham genes recessivos e por isso já possuem uma genética limitada. No caso de Kenny as alterações cromossômicas deixaram o animal com várias sequelas, pois ele foi gerado a partir do cruzamento dos irmãos de cativeiro e por isso o animal tem limitações físicas e mentais bem marcantes e tem sido considerado o primeiro tigre com uma síndrome parecida à de Down, nos seres humanos. Kenny apresenta um focinho curto e achatado, olhos afastados, cabeça mais larga e dentição deformada.

Kenny é apenas um dos casos. Normalmente, o cruzamento desses animais pode gerar filhotes com uma taxa surpreendentemente alta de deformidades e problemas de saúde.

Por que não é síndrome de Down?

Kenny não poderia ter síndrome de Down porque, esta é uma anomalia genética que ocorre somente em humanos e, recentemente, descobriu-se que também pode ocorrer em grandes macacos, como chimpanzés. Nos humanos, a síndrome de Down ocorre devido a trissomia do cromossomo 21, ao todo, os humanos possuem 23 pares de cromossomos. No caso dos tigres, eles possuem apenas 19 pares de cromossomos.

LiveLeak-dot-com-f875df3a336e-inbred-white-tiger-kenny-1.jpg

LiveLeak-dot-com-a9f424b2414d-inbred-white-tiger-kenny-3.jpg.resized

LiveLeak-dot-com-034e8df5c834-inbred-white-tiger-kenny-2.jpg.resized

tumblr_lfns2mTXjD1qeo93uo1_500

Fonte: MegaCurioso e LiveLeak