Animais

A vergonha do tráfico de animais no Brasil

O papagaio é a ave mais vendida no Brasil e no exterior, segundo relatório da WWF ( World Wildlife Fund). Depois vêm araras e periquitos, micos, tartarugas e tucanos. Sem contar a quantidade de insetos que saem do nosso país sem qualquer controle. Estimativas desta organização revelam que 90% dos animais silvestres capturados morrem entre serem apanhados e o transporte até o consumidor final.

As condições são péssimas. Alguns traficantes costumam dar cachaça para os animais, mantendo-os calmos pelo menos nas horas seguintes à compra. Cegar os olhos dos pássaros com cigarros e cortar suas asas também são práticas muito usadas para que elas fiquem mais mansas e assim atrativas para o comprador.


Os meios de transporte mais usados pelos traficantes são caminhões, ônibus interestaduais e carros particulares. Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em meias, em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Assim, de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho e um chega às mãos dos compradores.

Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza. Um animal silvestre retirado de seu ambiente não deixará descendentes. Uma linhagem inteira passa a não existir dessa forma. E o lugar ocupado pelo bicho na cadeia alimentar fica vazio, comprometendo o equilíbrio de todo o habitat.

0,,17922492-EX,00

Macaco-barrigudo apreendido pelo Ibama.

img_52349_20120922

33 filhotes de papagaios apreendidos pela Polícia Federal perto de Maringá – Paraná.

original

7 serpentes e 3 tartarugas acondicionadas em meia calça foram apreendidas dentro das calças.

jacare_1

Um jacaré, um jabuti e uma cobra apreendidos pela polícia na Paraíba. 

jabutis-tráfico-Lucivaldo-Serrão-Ibama-600x450

85 jabutis resgatados pelo Ibama em uma criação comercial ilegal no município de Goianésia – Pará.

Texto retirado do “Como Tudo Funciona”


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo