Filtros de cigarro que brotam quando jogados no solo!

O Diário de Biologia é absolutamente contra o cigarro ou qualquer forma de fumo que possa prejudicar a saúde. No entanto, sabemos que milhões de pessoas no mundo são fumantes. O fumo não é ruim somente pelo perigo que representa para a saúde, mas também pelos trilhões de bituca de cigarro que sujam e prejudicam as áreas comuns, como parques, calçadas, ruas. Alguns fumantes jogam suas bitucas em qualquer lugar, até na areia da praia! É verdade que o trabalho as campanhas anti-fumo tem se intensificado bastante e o Brasil é um pioneiro nisso. No entanto, sabemos que não podemos obrigar que as pessoas parem definitivamente de fumar.

 Uma empresa chamada Greenbutts está investindo na proteção ao meio ambiente através do mau hábito dos fumantes, criando o que eles chamam de “cigarros verdes” (green cigarrettes). Para isso, desenvolveram um filtro de cigarro totalmente biodegradável à base de linho, algodão orgânico e cânhamo utilizando farinha de trigo e água para ligar os elementos do conjunto. Esse filtro diminuiu a ação do tabaco retendo e eliminando suas substâncias. E não é só isso, tem um benefício a mais: dentro dos filtros possuem sementes de ervas, grama e até flores que brotam em contato com o solo. A Greenbutts estima que cerca de 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são jogadas no ambiente, sendo que 25% vão parar na água. Assim, a empresa incentiva os usuários a jogar os filtros e vê-los brotar.

A ideia é bem original, mas não evita que as pessoas adoeçam como fumantes! Além disso, essa novidade pode ter consequências não intencionais: com a possibilidade de a bituca poder se tronar uma plantinha, muitos fumantes vão simplesmente “esquecer” que o lixo existe e vão intencionalmente jogar todos os restos de cigarro no chão. Além disso, novos “fumantes verdes” podem surgir enganados pela ideia de que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ainda acho que a melhor saída é unir esforços para reduzir o tabagismo!

green
  O projeto da Greenbutts está previsto para chegar aos consumidores em 2014.

FONTE: Greenbutts