Animais

Por que os pinguins vêm parar nas praias brasileiras?

 “Leio sempre o Diário de Biologia e acho muito interessante todos os tópicos, curiosidades. Enfim… gosto muito. Queria que falasse por que muitos pinguins vêm parar na costa brasileira& #8221;. Géssica

Bem Géssica, realmente é de estranhar que pinguins venham parar aqui na costa brasileira, um ambiente tropical com várias correntes com temperaturas mais altas. Mas isso acontece! Estes pinguins que aparecem por aqui geralmente estão perdidos e são muito jovens.


No inverno, quando a comida fica escassa na colônia, os pinguins mais jovens saem em busca do alimento. Com muita energia, normalmente seguem cardumes de anchovas, seu prato preferido, pegando carona na corrente das Malvinas. Sem a responsabilidade de reproduzir, muitos deles passam até três anos fora de casa apenas seguindo as anchovas.

Quando começam a envelhecer, eles retornam para a colônia para uma nova fase de suas vidas: reiniciar o ciclo reprodutivo. O que acontece é que muitas vezes, os pinguins mais distraídos e aventureiros acabam se distanciando grupo, pegam carona em alguma corrente e acabam vindo parar no nosso litoral. Isso é muito comum nas praias do sul do país onde a água é mais fria, geralmente entre os meses de julho e setembro. Além da distração dos pinguins, a poluição e o derramamento de óleo no mar, acabam confundindo essas aves fazendo com que elas se percam umas das outras, o que também as trás para nossas praias. Sempre muito cansados, muitas vezes acabam morrendo.

Ainda que seja muito raro, os pinguins podem perder tanto a noção de localização que acabam visitando as praias mais quentes do litoral baiano. Quando é assim, voltar para casa é muito mais difícil!

 pinguim

Peguim perdido que apareceu na Praia do Pontal – Rio de Janeiro

Fonte: Uol Bichos


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo