Curiosidades

Por que temos linhas na palma das mãos?

Por que temos linhas na palma das mãos

“Meu filho me perguntou ontem porque temos tantas linhas nas mãos. Eu respondi que poderiam ser causadas pelo movimento da mão. Estou certa?” Letícia Carnielli

Letícia, na verdade as linhas da nossa mão não são causadas por causa do movimento. Assim como as impressões digitais, elas são formadas durante o desenvolvimento do embrião. Tanto que os bebês já nascem com essas marcas. Durante o desenvolvimento do embrião, o ectoderma que mais tarde dará origem a pele, recebe “sinais químicos” que contribuem para a formação das linhas e das cristas e determina as impressões digitais e as linhas das mãos.

O padrão de linhas e cristas é formado apenas uma vez na derme, esse molde é reproduzido na pele quando ela se forma e se matem por toda vida. Todo este processo não é desencadeado por características genéticas. É por isso que os gêmeos idênticos que possuem genoma igual, mesmo assim apresentam as impressões digitais diferentes.




Alguns pesquisadores não acreditam que essas marcas tenham função biológica. No entanto, essas dobras não são formadas por acaso. Sabe-se que as linhas palma das mãos assim como as digitais nos dedos servem para aumentar o atrito na nossa pele, o que facilita a aderência em objetos. Sem essas marcas, as coisas escorregariam de nossas mãos como um sabonete molhado. Pois, quando pegamos um sabonete a espuma preenche os espaços entre as linhas e digitais da mão fazendo com que nossa mão fique lisa facilitando que qualquer coisa escorregue facilmente. A mesma coisa acontece com o hidratante que deixa a mão escorregadia. As linhas nas mãos também facilitam os movimentos dos dedos. Se tivéssemos as mãos sem nenhuma ruga, a pele esticaria a qualquer estímulo, limitando os movimentos.

Ao contrário do que diz a Quiromancia, para a ciência, não existe nenhuma razão para que as linhas da palma da mão se formem com um padrão que permita a previsão do futuro. Mas existe um padrão das linhas das mãos para os portadores de Síndrome de Down. As pessoas com este problema apresentam uma linha única na horizontal na palma da mão, mas ainda não se sabe porque as pregas palmares nessas pessoas apresentam esse desenho.



Por que temos linhas na palma das mãos

Os  portadores de Síndrome de Down apresentam uma linha única na horizontal na palma da mão.

Fonte: Ciência Hoje

10 comentários

10 Comments

  1. Luan

    em

    Massa!

  2. Izabela

    em

    legal o fato das linhas ajudarem nos movimentos das mãos!

  3. Sinal Secundário – NÃO SOLTAR A BOLA IMEDIATAMENTE Ambas as mãos apertando o peito como que segurando uma bola imaginária.

  4. Existem muitas outras linhas da palma da mão que podem fornecer pormenores consideráveis a um quiromante experiente. No entanto, essas linhas não estão presentes em todas as mãos e muitas vezes é difícil identificá-las. As várias linhas que estão na base da mão e à volta do pulso são as pulseiras ou rascettes. Tradicionalmente significam sorte e boa saúde, mas se existir uma espécie de laço na bracelete superior da mão duma mulher pode dizer possíveis problemas ginecológicos. O anel de Vénus, é uma linha semicircular situada no alto da palma da mão, que começa entre o dedo indicador e o do meio e acaba entre o anelar e o dedo mínimo. Embora essa grinalda ou anel de Vénus denuncie uma natureza apaixonada, isso não significa que seja de índole sexual – se você possuir o anel de Vénus é sinal de que se deve sentir bastante forte em relação a certos assuntos, e propenso a grandes excitações nervosas. A linha do casamento, ou linha da relação afectiva, situa-se no limiar precursor da mão. Justamente abaixo do dedo mínimo. O número de linhas pode corresponder ao número de vezes que poderá vir a casar, mas estas linhas são hoje interpretadas como significando o número de relações emocionais profundas. As espigas superiores indicam exaltações emocionais e as espigas inferiores podem revelar problemas. A linha ou arco da intuição estende-se junto do monte da Lua no lado precursor da mão e inclina-se para o centro da palma. Esta linha é considerada como indicadora de qualidades e capacidades extra – sensoriais. Quanto mais acentuada e nítida for, maiores serão essas capacidades. É vulgar esta linha apresentar-se fragmentada, quando é visível.

  5. Daisy Regina vd Hout-dos Santos Barbosa

    em

    O macacos também têm inpressao digital?

    • Ramon

      em

      Tá aí a dúvida, as digitais são particularidades humana Karla?

    • Alex

      em

      Sim,eu tenho.

  6. Sandra Roos

    em

    Minha irmã que estuda NATUROPATIA disse que as linhas na vertical dos dedos (aqueles risquinhos) são um indício de que a pessoa tem intolerância ao glúten, a alimentação interfere nestas marcas ?

  7. Rayanne Valeska

    em

    Nossa que interessante! Sempre quis saber isso desde a infância mas ninguém sabia me explicar. Puxa, valeu mesmo Karlla ! Esse site é maravilhoso! Vou observar a palma da mão da minha prima que tem a Síndrome.

  8. Os mais remotos registros sobre a leitura de mãos datam de cerca de três mil anos e foram encontrados na Índia, China e no Egito. Há duas vertentes: a quiromancia, na qual se analisam as linhas e marcas nas mãos, e a quirologia, que decodifica o formato de mãos e dedos. Com o domínio dessas técnicas, saiba mais sobre seu caráter, comportamento e estilo de vida, lendo a chamada mão ativa (aquela que você usa para escrever, geralmente a direita). Use a outra mão (passiva) como apoio, pois ela fixa as linhas de nascimento e permite a comparação dos aspectos hereditários com o que está escrito no seu destino. Com a ajuda do quirólogo Marcello Meneses (SP), criamos um oráculo fantástico para você mesma desvenda o futuro. Estique a mão e vamos lá!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo