Por que os cachorros rolam em carniças?

“Por que os cães adoram rolar na carniça?” Fabiana Poletto

Fabiana, quem tem cachorro já sabe, vira a mexe eles aparecem fedendo muito por ter rolado em carniça ou fezes. A culpa desse hábito desagradável é da hereditariedade. Os cachorros que hoje são considerados bichinhos de estimação, tem como antepassados cães totalmente selvagens que precisavam caçar para se alimentar.

Os ancestrais dos cães de hoje, desenvolveram o comportamento de rolar em carniça e fezes de outros animais para mascarar o seu cheiro. Fazendo isso, suas presas não percebiam sua presença e não chamava a atenção dos outros cães que obviamente forçariam a divisão da caça. A seleção natural foi rigorosa: aqueles cães selvagens que tinham o habito de rolar em carniça conseguiam capturar mais presas, se alimentavam melhor e por isso eram mais fortes. Rolar em carniça também tinha uma conotação social. Acredita-se que aquele que tinha o cheiro de carniça ganhava mais status e prestigio no seu grupo.

O que acontece com nossos cães de hoje é que eles herdaram dos ancestrais este estranho comportamento e por mais que você cuide, limpe e proíba, o instinto sempre vai falar mais alto. Não é distúrbio comportamental, na verdade só está fazendo o que acham que é o mais certo. Ou seja, o que seus ancestrais faziam a milhares de anos.

FONTE: Cão Amor