Curiosidades

Ilhas Salomão: Onde parte da população negra tem cabelos loiros naturais!

Parece montagem ou que os cabelos dessas pessoas são descoloridos, mas não é. Cerca de 10% da população nativa, de pele negra das Ilhas Salomão possuem cabelos naturalmente loiros. Os habitantes locais diziam que os cabelos loiros eram resultado da excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Até pouco tempo acreditava-se que era uma herança genética de ancestrais distantes como mercadores europeus que por muitas vezes passavam pelas ilhas deixando descendentes.

Mas recentemente descobriu-se que a variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus. Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos publicaram recentemente na “Science” os resultados da pesquisa. Foram analisadas amostras da saliva de mais de mil insulares, com atenção especial para um subconjunto de nativos de cabelos naturalmente loiros.

O gene é o TYRP1, o responsável por codificar uma enzima que age fortemente na pigmentação dos humanos. Acredita-se que durante as migrações humanas, algumas tribos se dirigiram para o norte, indo para a região onde hoje é a Europa. Estes povos expressaram o gene TYRP1, o que acabou lhes conferindo cabelos loiros. Entretanto, algumas pessoas das Ilhas Salomão, muito longe da Europa, apresentam cor de cabelos aloirados também, apesar da pele escura.




 Um estudo sobre essas pessoas revelou que elas evoluíram de forma diferente dos seus primos Europeus. Ao que parece, o gene responsável pelo cabelo loiro das pessoas das Ilhas Salomão não é exatamente o TYRP1 que ocorre nos europeus. Cerca de um quarto da população das Ilhas Salomão é portadora da mutação em seus genomas, mas como ele é recessivo, não aparece logo de cara, pois para que um gene recessivo seja expressado, são necessários dois deles. Os pesquisadores acreditam que a mutação que ocorre nos nativos das Ilhas Salomão pode ter surgido entre 5.000 e 30.000 anos atrás.

 negros-com-os-cabelos-loiros-1

população-das-Ilhas-Salomão-tem-o-cabelo-loiro

salomão2



meninos-negros-e-loiros

Fonte: Revista Afro e Ceticismo.net

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


11 comentários

11 Comments

  1. Marcos Paiva

    em

    Que lindas fotos!

  2. anunciação

    em

    Fotos belíssimas.Eu não sabia que os nativos das Ilhas Salomão tinham os cabelos louros.: )

  3. teresa

    em

    Aq no Brasil são os chamados “negros aços” ou “sarará”. Nunca soube se foram estudados. Gostaria de saber.

    • Daniel

      em

      Mas os do Brasil são resultado de miscigenação, enquanto esses ocorreram por uma mutação recessiva.

      Achei muito interessante isso.

  4. Caroline

    em

    Se eles são louros naturais, por que as sobrancelhas são escuras?

  5. Maurilio

    em

    Beijados pelo Sol HHAUSHUASHAS

  6. Os pesquisadores conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação da cor do cabelo. Chamado de TYRP1, ele é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos. Sua variante encontrada nos cabelos louros dos habitantes das Ilhas Salomão não é encontrada no genoma dos europeus.

  7. anderson

    em

    mas a cor da pele deles, o negro, é diferente dos demais. certamente deve ser devido a água, ar, ou alguma substancia. nao sao preto.. parecem ser meio russo.. sei lá! parece branco pintado de preto.

  8. antonio

    em

    Parabenizo-os por importantes pesquisas e informacoes cientificas onde podemos navegar em varios assuntos de tremenda importancia para a humanidade!
    Deus os abencoe muito!

  9. voce lyvia a neguinha ali penúltima foto

  10. você ali Lyvia, penúltima foto…^^

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo