Curiosidades

Afinal, se eu engolir chiclete vai colar minhas tripas? Ele vai ficar preso no intestino por vários anos?

Afinal, se eu engolir chiclete vai colar minhas tripas? Ele vai ficar preso no intestino por vários anos?
5 (100%) 1 vote

“Minha filha engole chiclete com frequência e dizem que demora anos para que ele seja digerido e pode até matar. Isso é verdade?” Aline P. A.




Aline, desde pequenos escutamos nossa mãe fazer o maior escândalo quando engolíamos chiclete. A preocupação foi passando de mãe para mãe durante anos e anos e até hoje existem muitas pessoas que tem medo de engolir chiclete porque acha que ele fica por vários anos no organismo. Na verdade tudo isso é um mito.

Engolir chiclete não faz mal. Geralmente a goma passa pelo sistema digestório e sai nas fezes, tendo apenas alguns de seus compostos digeridos, como açúcar, corantes e conservantes. Aquela coisa macia que mastigamos é um látex, como uma borracha e depois que cai no estômago, não se pode fazer nada. Nenhuma das enzimas estomacais é capaz de digeri-lo. Resta apenas mandar a goma para o intestino eliminá-la, intacta, pelas fezes. Um chiclete forma uma goma pequena depois de mastigado, e passa sem grandes dificuldades pelo estômago e intestinos.

Esta história de que o chiclete fica por vários anos no organismo até completa digestão é pura mentira! Afinal, nenhum alimento fica tanto tempo no corpo, a menos que fosse muito grande, a ponto de não poder sair do estômago ou de ficar preso no intestino. O que não é o caso da goma de mascar. É claro que se você mastigar uma grande quantidade de chiclete e formar uma goma grande do tamanho de uma bola de tênis e conseguir engoli-la pode ser que você tenha problemas na trajetória do “chicletão”.

Assim, engolir um ou dois chicletes não tem problema. Mas também não faz nenhum bem, não acrescenta nada ao organismo em termos de nutrientes. Goma que entra, sai e pronto. De qualquer forma, mastigar chiclete não é uma boa ideia, pois a mastigação estimula o organismo a produzir enzimas digestivas, mas como elas não têm o que digerir, ficam lá, perdidas no estômago e podem até machucar as paredes estomacais.



FONTE: Superinteressante

13 comentários

13 Comments

  1. Adorei a publicação, ver que toda essa história que ouvia por anos, é na verdade um grande mito. Os meus pais sempre diziam que vazia mal. Morria de medo. Por vezes eu engolia. Ah, e parabéns pelo site. Estou visitando pela primeira vez e já gostei.

  2. fernando isaias

    em

    Bem no fundamental, minha professora fala que o ciclete derretia no estomago, por causa do suco gástrico, e pelo o intestino ser muito quente. Isso pode realmente acontecer ?

  3. Ariadne

    em

    Já que não acrescenta nada porque mascar chiclete?!

    • Vinicius

      em

      Pois é, digo o mesmo sobre a cerveja ‘-‘

    • Henrique

      em

      Por puro prazer.

    • Ewerton

      em

      O chiclete até faz bem sim Ariadne, após uma refeição é até recomendado mascar a goma. Ela estimula a produção de enzimas para a digestão dos alimentos e além disso exercita a musculatura do maxilar. Porém é claro que tudo em excesso faz mal.

  4. Grasiele

    em

    Já ouvi falar que mascar goma mascar depois da refeição ajuda na digestão, verídico ?

  5. Úrsula

    em

    Muito bom! Cresci ouvindo isso rsrs!

  6. Matheus

    em

    Bom…Eu tenho problemas de ansiedade desde sempre, e eu masco chicletes para amenizar o problema…Realmente ajuda, mas não é algo que eu faça rotineiramente. Acho que o chiclete é como tudo na vida: se for em excesso, vai fazer mal!

  7. A goma de mascar surgiu 7.000 anos atrás – pesquisadores descobriram massas de alcatrão com marcas de dentes humanos. A goma moderna surgiu durante a década de 1860, quando o general mexicano exilado Antonio Lopez de Santa Anna (que capturou Álamo em março de 1836) apresentou o chicle ao fabricante de goma Thomas Adams, que o transformou em chiclete. Mas a origem da lenda sobre engolir chiclete não é tão clara. Apesar das provas fornecidas pelas próprias pessoas que engolem chiclete, o boato continua. Talvez isso aconteça porque, mesmo raramente, surgem casos médicos em decorrência de chiclete engolido.

  8. Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.

  9. Achei muito boa a sua postagem, muito esclarecedora.Quando eu estava cursando o curso Técnico em Contabilidade, eu tinha uma colega de classe, que na época tinha perdido o filho de 3 anos, por ter se sufocado com um chiclete.

  10. Pam

    em

    o_o Meu médico disse uma vez, que era perigoso sim, que ela podia grudar no esófago e por consequência causar câncer .-. .-.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo