Por que atividade física causa dores musculares?

“Adoro o Diário de Biologia, leio o site e acompanho diariamente a fanpage no Facebook. Queria saber por que sentimos tanta dor no corpo quando fazemos exercícios físicos?” Bruno Maya

É verdade Bruno, depois de uma malhação puxada o corpo todo dói. Isso é normal. Quando uma pessoa está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços.

Alguns especialistas dizem que as dores pós-treino surgem por causa do acúmulo de ácido lático entre as fibras musculares. Quando passamos por uma atividade muscular, nossos músculos estriados esqueléticos precisam de muita energia. Essa energia é obtida pela “queima” de da glicose com o uso de gás oxigênio que vem da respiração. Mas, quando a atividade vai além do que estamos habituados, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida também por um tipo de fermentação na qual o organismo passará a “queimar” a glicose sozinha sem utilização gás oxigênio. Essa fermentação que ocorre no músculo é chamada “fermentação láctica”, que resulta na produção de ácido láctico e causa esse desconforto dolorido.

O desconforto também acontece por causa da micro-rupturas nos grupos musculares envolvidos na atividade física. Trata-se de micro-lesões originadas quando nossos músculos se contraem e relaxam na realização do exercício físico, causando um esforço extra na estrutura. Se este esforço for muito maior do que aquele ao qual o corpo está acostumado, ocorrem pequenos traumatismos, invisíveis a olho nu, que provocam dor.

Mas é bom saber que toda realização de exercícios físicos deve levar em conta a condição física do indivíduo. Se a pessoa sentir a dor do dia seguinte, significa que a carga dos exercícios foi exagerada e que aquele corpo não está preparado para um treinamento com esta intensidade. É necessário amenizar os treinos até que os músculos se habituem ao novo ritmo e além da parte muscular, a pessoa também irá sentir novos ajustes em outros sistemas como o metabólico e o cardiovascular.

Se a pessoa sentir a dor do dia seguinte, significa que a carga dos exercícios foi exagerada e que aquele corpo não está preparado para um treinamento com esta intensidade.

  

FONTE: Fabio Saba e Cyber Diet