Animais

Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro?

“Li uma matéria sobre o porquê dos olhos ficarem vermelhos nas fotos, e pensei: Por que os olhos dos animais ficam brilhantes no escuro, dando até impressão de assombração? Obrigada desde já, e seu site é incrível! Luiza Lima

Luiza, nenhum animal possui olhos que brilham no escuro de verdade. Alguns animais de hábitos noturnos (como alguns répteis e diversos mamíferos) possuem atrás da retina uma área conhecida como tapetum lucidum (tapete lúcido). Essa parte do olho é constituída de substâncias com propriedades refletoras que pode funcionar como um espelho melhorando a capacidade de enxergar no escuro.


O tapetum lucidum reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora, fornecendo uma segunda oportunidade para a imagem ser captada adequadamente, isso aumenta a quantidade de luz percebida. Este processo dá aos animais uma capacidade espantosa para ver no escuro. No caso dos gatos, por exemplo, esse fenômeno permite a estes animais uma visão noturna sete vezes maior do que o olho humano.

Quando os bichos estão no escuro, suas pupilas ficam totalmente dilatadas e isso expõe o tapetum lucidum posicionado por trás da retina. Assim, quando um feixe de luz vindo de um farol ou mesmo do luar bate em seus olhos, essa superfície o reflete e dá mesmo a impressão de que seus olhos brilham. Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo em ambientes escuros. Pelo mesmo motivo, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz. No caso dos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, não apresentam essa região refletora e por isso, nossos olhos não brilham no escuro.

Os animais de hábitos noturnos tem uma membrana atrás de retina que reflete a luz como um espelho.

FONTE: Ig Educa e Revista Galileu


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo