Animais

Por que andamos sobre duas pernas?

“Somos animais, mamíferos, mas somos os únicos bípedes. Gostaria de saber por que os seres humanos resolveram deixar de ser quadrúpedes.” Dayane Alves




Dayane, na verdade os seres humanos não são os únicos mamíferos bípedes. Os cangurus também se mantêm eretos e, embora pulando, locomovem-se na posição vertical utilizando apenas as duas patas traseiras e o rabo para assumirem a posição bípede. Mas as razões pelas quais humanos e cangurus assumiram essa posição é bem diferente.

De acordo com as anotações de Charles Darwin, se tornar bípede foi uma adaptação que veio conforme a necessidade de ter as patas dianteiras (mãos) livres para criar e manusear ferramentas, uma das razões para que a evolução acelerasse. Mas hoje em dia essa tese já não é aceita, pois se acredita que os hominídeos se tornaram bípedes há mais de 4 milhões de anos, enquanto as ferramentas mais antigas de que se tem registro não passam de 2,6 milhões.

Assim, ainda não se sabe ao certo as razões pela qual o homem passou a se sustentar sobre duas pernas. Alguns pesquisadores acreditam que manter a postura ereta tornavam os seres humanos mais altos, e consequentemente com mais facilidade para avistar comida e predadores. Outros acreditam que ser bípedes nos fez mais rápidos e hábeis, melhorando nossa capacidade de adaptação aos diversos ambientes, ampliando o território por onde podíamos nos expandir e instalar. Na verdade é bem possível que a evolução para a posição bípede pode ser um resultado de várias necessidades inclusive por intuito biológico de deixar as mãos livres para a confecção de ferramentas, conforme sugeria Darwin.

Todos estes “mistérios evolutivos” ainda estão sendo incansavelmente estudados e como já foi dito podem existir várias razões para que nós tenhamos deixado de ser quadrúpedes. Lógico que a seleção natural cuidou para que aqueles que adquiriram a posição bípede levavam vantagem. Podiam brigar melhor, economizar energia ao se movimentar, caçar com maior sucesso, fugir dos predadores com mais eficácia, etc.



  Acredita-se que o bipedalismo tenha começado em árvores ou outros ambientes em que os quadrúpedes precisam de maior habilidade de locomoção.



Fonte: HypeScience

 

 

10 comentários

10 Comments

  1. Marina Dobler

    em

    Não tem a hipótese de nós termos sidos criados por um Deus que nos fez milimetricamente pensado?
    Nos moldado com suas mãos?
    Andamos sobre duas pernas justamente pq Deus nos fez assim (imagem e semelhança dEle.

    Poderia ao menos ter colocado esse hipótese já que as outras também são teoria.

    • Mas aí não seria ciência, e a palavra “teoria” na ciência não é uma mera hipótese. Dizer que foi Deus pode te dar uma satisfação pessoal, mas isso é inútil pra ciência. Só estudar que melhora 😉

      • Jeferson Stabile

        em

        Exatamente. (:

        Dogmas só devem existir para alimentar a questão religiosa.

        Ciência é conhecimento, é produtividade, resultado de pesquisas baseadas na realidade geral (e não no universo individual).

  2. adão e eva foram os primeiros habitantes como veio os homens das cavernas? , para finalizar os homens das cavernas existiu ?.

    • Henrique

      em

      Na verdade, adão e eva nunca existiram. o homem surgiu evoluindo de um hominídeo, semelhante a um macaco (lembre-se! o homem NÃO evoluiu do macaco, ele é uma bifurcação de um protoprimata!). Esse hominídeo evoluiu até o que conhecemos hoje. esse negócio de adão e eva foi tudo inventado por alguém.

  3. brenda

    em

    olha, estudei que essa ultima foto aí não tem fundamento algum.

  4. Diego

    em

    Pois, Henrique e Everton se Adão não existiu e se homem evoluiu como todos os outros seres que existe na terra tb evoluiram eu queria que vc me provasse cientificamente. Eu tambem queria que vc me provasse cientificamente que Deus não existe.
    É muito facil dizer que não existe e que é uma baboseira.
    e muito facil zombar e etc.

    Você diz henrique que adão e eva foi inventando por alguem. Quero ver as provas. Fontes bibliograficas, experimentos utilizados para prova que adão e eva não existiram.

    Se teoria é uma lei Everton,o que explica o aprecimento do nada? e COmo do nada houve o big bang? Pq vc sabe antes do universo existia alguma coisa mesmo que isso seja o nada. explica?

    Eu garanto uma coisa para vcs o fato de vcs estarem vivos hoje é pq existe um projetista, que faz com quer seu organismo funcione de uma maneira milimetricamente perfeita, Da mesma forma que existiu um projetista para que hoje estivessemos batendo esse papo de cidade bem distantes, esse papo não é possivel por acaso a internet apareceu no mundo simplismente, alguem projetou.

    Ficarei muito grato
    ah, não poderia deixar de dizer:
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito para que todo aquele que cre não pereça mas tenha a vida eterna. João 3:16

    • Jeferson Stabile

      em

      Por que não fazemos o contrário?

      Prove-nos cientificamente que Deus existe.
      Dê as evidências de Adão e Eva, em artigos divulgados por estudiosos e fontes confiáveis.

      Seu argumento é tão ilógico que eu poderia dizer para você:

      “Prove que HarryPotter não existe. Dê as evidências da não-existência. É muito fácil zombar e dizer que ele não existe.”

      E ser dito louco, tanto quanto você.

      A questão de fé é algo pessoal, você não pode envolver a ciência nisso porque ela por si só já desmistifica a religião.

  5. Edson

    em

    Uma outra hipótese, para explicar o bipedalismo do gênero Homo e seus antepassados, é o fato da locomoção ereta, o consumo de energia é menor do que a locomoção quadrúpede.

  6. Dayane, pelo que andei lendo, há mais ou menos 10 milhões de anos atrás, o continente africano era uma densa floresta. Os macacos, para se locomoverem de uma árvore, para outra, em busca de alimentos, parceira, etc. pulavam de galho em galho. A Índia, nesta época, era um continente separado da Ásia. Só que, o continente Indiano, por assim dizer, estava deslocando sua massa em direção à Ásia. Ao chocar-se com a Ásia, formou a chamada cordilheira do Himalaia. Esta cordilheira é tão alta que acabou por mudar a rota dos ventos que iam para a África, alterando o seu clima. Consequentemente a densa floresta se tornou uma savana e as árvores escassas. Os macacos, então, para irem de uma árvore à outra, tinham que descer ao chão, se locomoverem até a outra árvore e subir nela. Por algum motivo, em face a este novo cenário, os macacos que conseguiam andar bípedes, tinham maior vantagem do que os que se locomoviam pelas quatro patas. A partir daí, começou um lento processo de evolução e seleção natural, iniciando-se pelo Pliopitecus, depois Ramapitecus, Australopitecus, Homo Ergaster, Homo Erectus, Homem de Neanderthal e de Cro-Magnon (Ambos concorrentes entre si. Somos descendentes dos de Cro-Magnon, mas estudos genéticos que apontaram vestígios de genes de Neanderthal em nossa genética, sugerem o estupro de mulheres de Neanderthal pelos de Cro-Magnon, após supostas guerras entre eles), depois o Homo Sapiens e, por último, Homo Sapiens-Sapiens (nossa espécie atual). Não sou Paleontólogo e, portanto, posso ter errado em alguma coisa, mas, a grosso modo, a história que li é esta aí. Espero poder ter ajudado. Abraços.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo