Animais

Owwwnnn que fofo!!! Lontras dormem de mãos dadas

“É verdade que as lontras dormem na água de mãos dadas para não afundar?” Juliana Ramos

É uma situação bem “fofa”… As lontras do mar (Enhydra lutris) realmente podem dormir na água. Elas tendem a descansar juntas, geralmente em grupos do mesmo sexo formando o que chamamos de jangadas, exatamente pela impressão que causam vistos de longe, todos os indivíduos flutuando juntos na mesma posição. Geralmente as jangadas masculinas possuem mais indivíduos que as jangadas femininas. As lontras marinhas flutuam facilmente por terem o corpo adaptado para tal. O pelo, que a mantém seca e protegida do frio, é constituído por duas camadas, muito densas, que prendem bolhas de ar entre as fibras oleosas isso mantém o calor, mas também dá uma ótima flutuabilidade ao animal.


Mas, será que elas realmente dormem de mãos dadas? A resposta é sim, isso pode acontecer em algumas pequenas jangadas (grupos). Não é que questões de afinidade ou carinho, mas sim uma questão de segurança. Manter as patas dianteiras unidas com as patas de outra lontra as mantém no mesmo grupo, causando uma estabilidade e evitando que as lontras se percam uma das outras enquanto dormem. Outra estratégia para não saírem flutuando por aí enquanto dormem é se enrolarem nas algas!

Elas tendem a descansar juntas, geralmente em grupos do mesmo sexo formando o que chamamos de jangadas, exatamente pela impressão que causam vistos de longe, todos os indivíduos flutuando juntos na mesma posição.

Jangadas são grupos de lontras do mesmo sexo que flutuam juntas!

Assista ao vídeo e tente não “morrer de fofura”!

FONTE: Marine Science Today e Wikipedia


Comentários

Novidades

Topo