Animais

Gato de duas caras: verdade ou mentira?

Imagens sensacionais de uma gatinha chamada Vênus, que teria a cara dividida exatamente ao meio em duas cores distintas (preto e dourado manchado) e ainda uma heterocromia: olhos de cores diferentes (azul e verde) me fez receber dezenas de pedidos para que confirmasse e explicasse o fenômeno. A gata existe mesmo. É real, uma verdade quase inacreditável. Parece mesmo coisa de Photoshop, mas tem uma explicação lógica e facilmente compreensível.




A qualificação “Quimera” ao ponto de vista mitológico é um animal híbrido composto por peças de diferentes animais. Em zoologia, os pesquisadores e especialistas dão este nome àqueles animais que contêm dois tipos de DNA, causada por dois embriões fundidos. É como se Vênus fosse seu próprio gêmeo (não idêntico). Animais quimeras acontecem quando o embrião é formado a partir de dois grupos de células com material genético diferente. Assim, cada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das células que já tinham começado a desenvolver nos embriões separados e mantiveram seus fenótipos originais. Isso significa que o animal resultante é uma bizarra, porém incrível, mistura de tecidos!

Gatos quimeras não são raros, inclusive o quimerismo se apresenta em diversos animais como cães, lagostas e etc… E acredite: até mesmo seres humanos podem ser quimeras. O quimerismo em humanos acontece quando dois óvulos fecundados se fundem antes do quarto dia de gestação, misturando as informações genéticas sem que o indivíduo sofra grandes mutações. Se a fusão entre os óvulos ocorrer após o quarto dia, eles produzirão gêmeos xifópagos (siameses).



vênus

Vênus existe mesmo. É real, uma verdade quase inacreditável.

venus

Em zoologia, os pesquisadores e especialistas dão este nome àqueles animais que contêm dois tipos de DNA, causada por dois embriões fundidos.



3

Animais quimeras acontecem quando o embrião é formado a partir de dois grupos de células com material genético diferente.

6

ada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das células que já tinham começado a desenvolver nos embriões separados e mantiveram seus fenótipos originais.

gato-700

Gatos quimeras não são raros, inclusive o quimerismo se apresenta em diversos animais como cães, lagostas e etc… E acredite: até mesmo seres humanos podem ser quimeras.

quimera

O quimerismo em humanos acontece quando dois óvulos fecundados se fundem antes do quarto dia de gestação, misturando as informações genéticas sem que o indivíduo sofra grandes mutações.

Fonte: National Geographic e Fanpage da Vênus

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


17 comentários

17 Comments

  1. Isaac

    em

    Incrível!

  2. Estela

    em

    Essa pelagem é perfeita. Resgatei uma gatinha grávida parecida com a Vênus, só que ambos os olhos são amarelinhos. No lado preto do rosto, o bigode é branco, e no lado laranja, o bigode é preto. Muito linda e carinhosa, mas há muito preconceito com essa cor ainda (a famosa ‘escama de tartaruga’) e foi dificil conseguir um lar para ela :/ E está sendo difícil um lar para uma das filhinhas dela, que é escaminha.

  3. anunciação

    em

    Que legal!Tirou uma dúvida que sempre tinha quando olhava essa imagem na internet.Fantástico esse post.

  4. Mari

    em

    que lindinha *—* minha prima tinha um gatinho branco com um olho amarelo e outro azul *-* era tão fofinho!

  5. isadora

    em

    como pode um zigoto ter 4 vezes o numero de cromossomos sem sofrer aborto ou algodo tipo? um corpo só aguenta um numero de cromossomo especifico, ter o dobro causaria muito mais que uma pelagem diferenciada…

  6. Hanah Ceres

    em

    Linda a gatinha Vênus *-*
    E a genética é incrível…

  7. Montanha

    em

    Karla, seu blog é simplesmente sensacional! Parabéns!

  8. Régis Vieira

    em

    karlla, os indivíduos são tetraplóides???

    • Eles não tão tretaploides, são células diploides com gemonas diferentes, só isso.
      As células não possuem quatro cromossomos de cada para que sejam tetraploides.
      Espero ter ajudado.

  9. Régis Vieira

    em

    karlla, os gatos em questão são tetraplóides?

  10. Ana Caroline

    em

    Faço a mesma pergunta de Régis Vieira. :/

  11. Rendrick N.

    em

    Na última imagem os gatos têm os olhos de cores iguais.
    Então seria possível haver somente a heterocromia sem o quimerismo?

    • Suzan Afonso

      em

      Rendrick N.

      É possivel sim haver apenas Heterocromia sem o Quimerismo a prova estão em gatos brancos com olhos de cores diferentes, e outros animais de uma unica cor de pelagem mas com olhos diferentes, assim como humanos (David Bowie). =)

    • Miih

      em

      vai ver o “pai” e a “mãe” tinham olhos verdes. dãã

  12. Cristiane

    em

    Tive uma gatinha assim. Meu irmão colocou seu nome de Mercedes, por sua carinha parecer a frente de um caminhão. Era dividida em cores bem no centro do nariz.

  13. Nathally

    em

    Quando fui no hospital,tinha uma menina muito linda,com um olho bem preto e o outro bem azul,ela era branca,parecia uma boneca de porcelana,ela poderia ser “Quimera”?

  14. caroline e marcia

    em

    Eu achei muito legal .Porque? o gato de duas cores
    Sera verdade?
    sim ou nao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo