Animais

A gelatina é de origem animal ou vegetal?

“Adoro o Diário de Biologia. Acho que já li o site todo, sou super-fã mesmo. Mas tenho minha dúvida: gelatina vem de animal ou de vegetal?” Jéssica Cruz.

Obrigada pela cumplicidade Jéssica. A gelatina, é obtida do colágeno, uma substância de origem animal. O colágeno é a classe das proteínas mais abundantes do nosso organismo e representa cerca de 30% de toda proteína corporal. Tem inúmeras funções, uma delas é a de unir e fortalecer tecidos.


 Mas para fazer a gelatina que comemos, as industrias retiram, quase sempre, o colágeno do couro de boi. O processo não parece ser complexo: a pele do boi é raspada, e estas raspas são tratadas com substâncias químicas para extração do colágeno. Depois é preciso filtrar a mistura para que a gordura e as fibras sejam eliminadas. O colágeno limpo é esterilizadoe seco. Depois é só moer e obter um pó incolor que já é o pó de gelatina e pode ser usado tanto indústria de alimentos, como na farmacêutica e outras. É lógico que para que a gelatina fique saborosa, o pó de colágeno precisa receber outros ingredientes como corantes e açúcares.

 O que precisamos fazer em casa é somente misturar o pó de colágeno, corante e açúcar em água. Trata-se de uma hidratação das cadeias de moléculas de colágeno e da retenção da água pela formação de ligações entre essas cadeias. Dissolver o pó em água quente é muito importante pois assim as moléculas de água conseguem penetrar no interior da cadeia de moléculas de proteína. Quando recebem ar frio, na geladeira, as moléculas de água são aprisionadas e o líquido solidifica, formando a gelatina.

Só que, existe gelatina de origem vegetal SIM, só que menos comum: a gelatina de ágar-ágar. A ágar-agár é uma substância 100% natural e saudável extraída de algas vermelhas. Ela forma com facilidade um hidrogel e  endurece normalmente em temperatura ambiente, não necessitando ser refrigerada para endurecer. Possui sabor neutro e pode ser acrescida de qualquer sabor de nossa preferência. A ágar-ágar é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou em lojas de produtos japoneses.

 A gelatina é de origem animal… Obtida, geralmente, através da extração do colágeno do couro de bovinos.

FONTE: Mundo Estranho e Tudo Para Vegetarianos


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo