Curiosidades

É verdade que o cabelo e as unhas continuam crescendo mesmo depois da morte?

“É mito ou verdade que cabelo e unha de cadáver crescem? Arioni de Souza

“Ouvi dizer que cabelo e unha crescem mesmo depois do corpo estar sem vida, é verdade?” Carol Cristina




Arioni e Carol alguns filmes até mostram cenas de zumbis cabeludos com unhas grandes (com muito exagero!). Mas, existe uma explicação bem coerente para essa situação aterrorizante! A verdade é que ainda existem muitas discussões sobre este assunto. A princípio isso não é possível, pois sem vida não há crescimento.

Alguns especialistas em genética garantem que numa proporção mínima, é possível que as unhas e os cabelos continuem crescendo durante um curtíssimo período de tempo mesmo depois da morte. O que acontece é que a morte cerebral ou parada cardíaca do ser humano é diferente da morte das outras células do corpo. Essas células ainda continuam vivas depois que a pessoa é considerada como morta. O corpo humano é composto por diferentes células e cada uma delas possui um tempo de vida diferente, tanto que é possível fazer transplante de órgãos e mantê-los preservados após a retirada. Assim, as células responsáveis pela produção de queratina (substância que são base para produção de unhas e cabelo) têm mais tempo de vida que as outras, e continuam o metabolismo sem perceber que o corpo “já era”! Mas não pensem que as unhas e o cabelo continuam crescendo, crescendo, crescendo até ficar igual filme de terror. Na verdade, este estímulo para alguns minutos depois da morte.

Já outros especialistas garantem que não é possível o crescimento dessas estruturas depois da morte, e que o que observamos em um cadáver é que em função do encolhimento da pele, couro cabeludo e cutículas que causa a impressão de que o crescimento foi maior. As unhas e os cabelos parecem maiores porque a parte que ficava sob a pele fica à mostra. Não é difícil de entender: Com a morte a pele do corpo e os tecidos moles estão desidratando e a pele, principalmente, fica “retrátil” e as unhas ficam mais proeminentes de forma que a pele vai secando. O mesmo acontece com os cabelos, a pele está encolhendo e o cabelo parece ter crescido. E agora? Qual sua opinião?



Alguns especialistas acreditam que é possível que os cabelos e as unhas continuem crescendo por alguns minutos mesmo depois a morte!



FONTE: Terra e The-fact-o

7 comentários

7 Comments

  1. Lousangela Fonseca

    em

    Acho as duas explicações bem aceitáveis, e tb penso que pode acontecer as duas juntas e assim dar a impressão que de fato houve um crescimento de unhas e cabelos, se nosso estomago demora um pouco para receber a informação que já comemos o bastante, assim tb outras partes do corpo demoram um tempinho para perceber que nosso cerebro já não funciona mais e assim saber que já morremos.

  2. Paulo Henrique

    em

    Quando olhamos literatura mais antiga de várias países e mesmo alguns livros de Biologia em trechos “introdutórios” (infelizmente não me recordo o nome de nenhum agora!) lemos referências a essa crença que os tecidos da unha e dos cabelos ainda guardariam essa capacidade mínima de crescimento antes da ‘morte plena’ do corpo. No entanto, ao analisarmos com mais detalhe o quanto é necessário de fornecimento de energia – ATP/glicose – e aminoácidos e outros componentes para síntese de queratina etc… mesmo sabendo que as “carnes” demoram mais tempo a se degradar do que aquilo que chamamos de vísceras percebe-se que isso se baseia em alguma observação mais antiga sobre o fato. A desitratação da pele, o ‘murchamento’ da mesma com a exposição de trechos ocultos sob a pele seja das unhas como dos pelos parece bem mais razoável…

  3. Antonio Salomao

    em

    Matéria interessante

  4. Raquel

    em

    Segundo meu professor de anatomia as unhas e os cabelos precisam de oxigenio para crescer,então se ele estiver em um ambiente q tenha a presença de O2 eles vão crescer .. os cadaveres em q a gente estuda tem pelos sim, e unhas grandes , tanto é q as pessoas responsaveis pelas peças do anatomico falaram q eles ja “depilaram” alguns cadaveres varias vezes e sempre cresce depois

  5. isabel serrano

    em

    creio k sim que e verdade, nao me parece a mim k as unhas e o cabelo crescam depois das pessoas mortas.

  6. Juliana Batista

    em

    Gostei muito dessa matéria interessantíssima ! como sempre vi em filmes ficava meia confusa mais nunca acreditei muuito nisto !

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo