Nojento: Dentista encontra broto de goiabeira dentro do dente de um homem!

Que a higiene bucal é indispensável para nossa saúde, isso já sabemos. Mas escovar os dentes passou a ser ainda mais importante depois que um dentista de Taiwan encontrou um broto de goiabeira brotando dentro do dente de um paciente.

A história é incrível: sentindo muitas dores no último molar superior, o homem de 36 anos procurou um dentista para a retirada do dente dolorido. A higiene bucal do paciente era bastante precária, ele desenvolvia várias cáries nos dentes. O dente em questão apresentava uma cárie já bem profunda formando uma cavidade grande o bastante para acumular restos de alimentos, dentre eles uma semente de goiaba. A “semente ninja” encontrou de alguma forma o ambiente ideal para a germinação. Para favorecer ainda mais a situação, o paciente não tinha o dente que faria contato com o dente que abrigava a semente, isso permitiu que além de germinar, a semente desse origem a um broto de goiabeira dentro da boca do homem.

Mas como isso foi possível? Bem, para que uma germinação aconteça é necessária a absorção de água pelos tecidos da semente o que promove várias transformações metabólicas, para então incidir no surgimento da radícula através das estruturas envoltórias da semente, que marca o fim da germinação e o inicio do crescimento da planta. Para que a germinação ocorra, é necessário que as condições do meio sejam adequadas, em termos de composição atmosférica, água e temperatura adequada, etc. Assim, a germinação é influenciada pelo meio, em um ambiente adverso (como a boca, por exemplo), dificilmente a germinação ocorrerá, mas não é impossível.

Neste caso, o paciente não tinha nenhuma higiene bucal desde que ingeriu sementes de goiaba, a acidez da saliva pode ter favorecido o rompimento dos tecidos da semente ajudando o surgimento da radícula que parece ter enraizado nos restos de alimento acumulados na cavidade da cárie. A radícula dará origem a raiz, e é responsável pela sustentação e absorção de água e nutrientes pela planta. Daí para a formação do broto, foi apenas necessário que o homem não fizesse higiene bucal, que evitasse mastigar daquele lado!

dente

Aí está o “dente sementeira”!

Fonte: Profissão Dentista