Anomalias e doenças

Olho com duas pupilas: Duplex pupula

Duplex pupula, que significa em latim: “pupila dupla” seria uma condição em que a pessoa apresenta duas íris, retina e córnea em cada um dos globos oculares.

Histórias sobre um famoso imperador chinês Liu Ch’ung, que teria sido destaque em um episódio do programa de televisão “Ripley Believe it or Not!” (traduzindo: ” Acredite se quiser”) tem causado debates incansáveis pela internet. Segundo relatos, é uma condição extremamente rara na qual a pessoa portadora de pupila dupla já nasce com a anomalia com resultado de uma mutação que não pode ser transmitido geneticamente. Acredita-se também que a pupila dupla não seja  prejudicial à saúde de seus portadores.


Apesar de tantos argumentos para sustentar essa condição, ainda não existem comprovações oficiais na literatura médica. Até hoje, nenhum cientista descreveu esta anomalia e por isso, muitas pessoas acreditam que o imperador chinês Liu Ch’ung é uma figura mitológica. Mesmo sem provas científicas, o caso de pupila dupla do imperador ainda tem sido citado em algumas literaturas científicas (por exemplo em “The Pupula Duplex and Other Tokens of an “Evil Eye” in the Light of Ophthalmology” de McDaniel, W. B, 1918) e muito utilizado na ficção.

Uma pergunta que muitos fazem é como uma pessoa com pupila dupla enxergaria. Bem, especialistas acreditam que uma pessoa com esta condição teria sua capacidade de campo de visão mais aumentada, o foco também seria bastante melhorado. Não se acredita que estas pessoas poderiam ver duas imagens, pois nesses casos a imagem viajaria a partir dos mesmos fotorreceptores. Como não existem materiais para estudo, não se pode prever como o cérebro reagiria na interpretação da informação de uma pessoa com Duplex pupula.

interpretação-em-cera-do-imperador

Representação em cera do imperador Liu Ch’ung.

duplex

Segundo alguns sites, este é o olho de uma garota russa de 16 anos com duplex pupula. Mas provavelmente é uma montagem!

FONTE: Pupula Duplex e JSTOR

 

 

 


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo