Curiosidades

Por que sonhamos?

“Karlla, o sono é feito pra descansar o corpo e o cérebro pra quê existe o sonho? ” Rosângela de Castro




Rosângela, por mais que a gente sinta que o corpo e a mente precisam do descanso do sono, sabemos que o cérebro na verdade continua ativo e funcionando. Sempre que dormimos (principalmente o sono da noite), o nosso cérebro “fecha para balanço”. Quando adormecermos o cérebro passa a ignorar o que acontece do lado de fora (é por isso que conseguimos adormecer mesmo se a televisão estiver ligada) e a cada 90 minutos, em média, ele entra num período de intensa atividade interna, ativando em pleno sono, a regiões responsáveis por sensações, memórias e emoções. Nesse momento o sonho começa!

Os sonhos tem sido assunto para grandes pesquisas e tem fascinado filósofos durante milhares de anos. O ato de sonhar pode incluir qualquer imagem, pensamento e emoção que são vivenciadas durante o sono. Os sonhos podem ser incrivelmente reais ou muito vagos, cheios de emoções alegres ou imagens assustadoras, focados e compreensíveis ou obscuros e confusos. É o cérebro que decide, durante o sono, quais acontecimentos merecem ser registrados definitivamente. Isso mesmo: É durante o sono que o cérebro decide o que vai para a memória e o que não vai. Mas nem aí o cérebro fica parado descansando: É nesta fase que ele produz novas proteínas, que vão ajudar a construir novas conexões entre as células do cérebro para guardar tudo na memória. E assim, com tantos “recortes” feitos pelo cérebro, muitas vezes lembramos sonhos malucos, sem sentido, ás vezes com pessoas estranhas ou que não vemos há muito tempo.

A realidade é que alguns pesquisadores sugerem que os sonhos não servem de nada real, enquanto outros acreditam que sonhar é essencial para a saúde mental, emocional e o bem-estar físico. Os sonhos parecem ser o resultado de nosso cérebro tentando interpretar os estímulos externos durante o sono. Por exemplo, o som do rádio que pode ser incorporado no conteúdo de um sonho. Os sonhos também servem para “limpar” a desordem da mente, como acontece quando fazemos uma limpeza nos arquivos do computador, uma forma de refrescar a mente para o próximo dia. Alguns pesquisadores acreditam que o sonhador é capaz de fazer conexões entre diferentes pensamentos e emoções. Mas, uma das teorias mais recentes é que a ativação do cérebro cria conexões soltas entre pensamentos e ideias, que são guiados pelas emoções.



A realidade é que alguns pesquisadores sugerem que os sonhos não servem de nada real, enquanto outros acreditam que sonhar é essencial para a saúde mental, emocional e o bem-estar físico.

 



FONTE: About

20 comentários

20 Comments

  1. Teresinha Valvassori

    em

    Karlla, o k vc entende : sonho com uma pessoa e no dia seguinte eu a encontro?
    sonho com uma situaçao nunca vivida, de repente esta situaçao acontece?
    estou esperando uma realizaçao e sonho com ela, positiva ou negativa?
    bjs

    • Tainá

      em

      Isso acontece comigo também, não com muita frequência, acho que não mais de uma vezes por mês, de sonhar com uma situação que eu nunca tinha vivido e aí ela acontecer. É estranho, mas quando acontece algo e eu digo “Olha, eu sonhei que acontecia algo quase desse jeito, mudando algumas coisas” aqui em casa ninguém mais se impressiona, é tipo “Ok, tanto faz”. Queria muito saber o que é.

      • Sérgio

        em

        Teresinhas e Tainá, a resposta que dei ao Carlos pode servir à vocês tambem!

  2. César de Paula

    em

    Toda vez que eu sonho com um bb de colo uma pessoa da minha família vai ter um filho …. Isso já aconteceu nas duas vezes que a minha irmã mais velha ficou grávida , e tb mais recente , quando eu sonhei com o meu primo com um bb de colo e 1 mês depois a namorada dele ficou grávida ! Isso sem falar no tau “dejavu” . Será que eu sou médium ? o.0

    • Sérgio

      em

      César todo temos capacidades espirituais, uns um pouco mais, outros menos, que podem ser desenvolvidos através de trabalhos espirituais. A ciência ainda está muito atrasada nesse aspecto, mas esse tipo e outros tipos de mediunidade são comuns em muitas pessoas, a maioria não dá muita importância, por medo. Com trabalhos espirituais se desenvolve e podemos acessar algumas regiões do cérebro antes “adormecidas”. Não há nada de sobrenatural nisso, só é considerado fora do normal pois nossa ciência ainda está se encaminhando para essas descobertas e compreenssões.

      • Kátia Martins

        em

        Eu concordo com você Carlos, somos um dos mais inferiores seres deste vasto universo, temos tanto para evoluir, que isso só séra possível em muitas e muitas vidas.

  3. bruno da montanha

    em

    quem quer saber mais sobre interpretação de sonhos, eu sou muito interessado no assunto e estudo isso na biblia, e tem muita coisa interessante e reveladora lá.. meu facebook é http://www.facebook.com/brgisolfi?ref=tn_tnmn#!/brgisolfi

  4. Alanna

    em

    Um dos movimentos internos essenciais é o Analisar os sonhos , pq é nele principalmente que podemos ver como esta a nossa mente,alguns sonhos sim, eles são reflexo da nossa mente,eh o momento de colocar as coisas no seu lugar, digamos um momento de ‘organização’ , mas deve haver uma continuidade por nossa parte , de estarmos sempre nos observando,e refletindo sobre nossos desejos,nossos apegos ,nossos condicionamentos e bloqueios internos. Mas dizer que o sonho , não serve de nada? Não. Tem sonhos,que nem sempre irão apresentar fatos de nossa mente, mas há tb os sonhos q refletem do q realmente Somos, o espirito. Não a mente. São aqueles sonhos que nao ‘entendemos’ , que nao conseguimos explicar ao outro ,aquele que mais te marca ,aquele que vc pensa que nao tem sentido , mas são esses principalmente os que devem ser analisados ..Por isso sempre é bom , reservar um tempo só pra voce,pra colocar em ordem sua mente,para se ouvir , e olhar internamente e pra nada mais ,vc deve ser sua melhor compania antes de todos,mas se voce nao consegue ficar em silencio consigo mesmo , para se entender e se ouvir .. ai sim , tem alguma coisa errada !! rs
    Portanto , procure a resposta dentro de voce,que essa sim voce deve acreditar profundamente.. Silencie tua mente.. e as resposta virão naturalmente.

  5. Suki

    em

    Tenho pesadelos muito recorrentes, ao ponto de acordar e não distinguir a realidade tão logo acordo, as vezes se passa uma boa meia ou uma hora até que eu volte para o mundo real depois de um pesadelo.
    Por que isso acontece?

  6. Teresinha Valvassori

    em

    Sergio, estas coisas de mediunidade, nao faz parte da minha crença em geral….obrigada

  7. Este texto todo é baseado em suposições sobre o q acontece durante o sono, reparem bem que até no final salienta, que são teorias, somente, tanto que este texto, tentou mencionar nas principais interpretações da função do sonho. Muito interessante o tema.

  8. Kátia Martins

    em

    A ciência não explica muitas coisas não é mesmo. Em relação aos sonhos não é diferente, porque há coisas que não são científicas e sim espirituais.
    Eu infelizmente não consigo expor minha opinião devidamente , tenho muito o que aprender ainda. Prefiro indicar o caminho certo que não deixara dúvida nehuma para vocês. Na página 190 do livro dos espíritos do Allan Kardec explica perfeitamente e claramente tudo em relação aos sonhos.E sobre outros assuntos também.É um livro maravilhoso, mais uma chance que Deus nos deu, para aclarar nossas mentes,e acalmar nossos corações.
    Um abraçoo para todos vocês.

  9. Jaqueline Cristo

    em

    Eu acho que os sonhos são um escape de emoções e estímulos exteriores, ao mesmo tempo que podem servir de conexão com o mundo espiritual. Há sonhos nossos e sonhos de Deus. Jesus foi anunciado em sonho, através dos sonhos de José do Egito e do dom de interpretar sonhos, pela fé, José chegou a ser vice-governador do Egito, no reinado de Ramsés II. Os sonhos são mais uma prova de que a alma e o espírito existem e estão vivos, é para confirmar isso que eles existem. Na minha visão de cristã que ama a ciência, eu vejo mts acertos nesse artigo e nas teorias científicas. O conhecimento está incompleto apenas pq falta a interpretação espiritual dos sonhos! Ter sonhos e vê-los realizar-se, não significa mediunidade! Significa que vc tem uma parte de Deus em você (espírito) e que às vezes, Deus envia mensagens a você através do seu Espírito Santo, esclarecendo ou antecipando acontecimentos. Há porém sonhos que são meramente sonhos da alma (parte das emoções e sentimentos). Esta é a explicação e visão cristã dos sonhos.

  10. Sonhar é forma de projeção. Os sonhos fazem bem, desde que sejam interpretados da forma correta. Sonhar pode ser também uma forma de auto-idealização ou uma porta aberta para criar utopias. Por isto a importância das pesquisas para explorar melhor este fenômeno. Sem sonho não temos expectativas, lembrando que sonhar é diferente de planejar.

  11. Pedro Urbieta

    em

    Eu acho que sonhamos pois nosso cérebro é viciado em receber imagens a todo momento através dos olhos, e quando fechamos os olhos, sendo pra dormir ou não, isso simplesmente continua.. e em uma corrente de imagens os sonhos são formados. Mas é simplesmente oque eu acho.

  12. Joaquim

    em

    muito legal a materia !

  13. Daniel

    em

    porra, a galera já começa a falar de cristo e aí vira uma discussão nada a ver do carai com o assunto que tava sendo inicialmente discutido

  14. Gabriela

    em

    Nossa bem legal eu ja me debati com essa dúvida uma vez! 🙂

    Nossa agora me lembrei de um sonho que tive enquanto ainda estava em estado quase profundo mas nem tanto aí no sonho eu tava subindo uma escada gigaaaaaantesca até o espaço e eu tropeçei, quando tropecei no sonho acordei 0_0
    foi bizarro

  15. é muito bom a matéria, sendo que também qualquer som de um rádio atinge a nós mesmo. eu queria que vocês apresentacem um estudo sobre alucinações hipenagógicas!

  16. carlos

    em

    eu já tive o MESMO sonho varias vezes isso é meio estranho.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo