Animais

Existe algum animal em que o macho fique grávido? [Vídeo]

Existe algum animal em que o macho fique grávido? [Vídeo]
Esse texto foi informativo para você?

“Amo o Diário de Biologia e a página do facebook. Parabéns! Queria saber se existe algum bicho em que o macho fique ‘grávido’?” (Thaís Meirelles)

Pois é Thaís, o considerado “normal” é que a fêmea carregue o óvulo fecundado dentro o útero ou qualquer estrutura. Mas no caso dos cavalos-marinhos, o procedimento reprodutivo está longe da normalidade. Os machos dos peixes gasterosteiformes não ficam exatamente grávidos, mas passam por uma situação bem semelhante.


No momento do acasalamento, a fêmea é que introduz seu ovopositor na bolsa incubadora que o macho tem na parte da frente do ventre e por ali transfere seus ovos que serão fecundados pelos espermatozoides, iniciando a “gravidez masculina”. Durante o desenvolvimento, é o pai que se encarrega de satisfazer as necessidades dos embriões. Dentro da bolsa são protegidos do choque osmótico em relação à água do mar, além de receberem a quantidade de cálcio necessária para a formação do esqueleto e ainda hormônios de crescimento e vitaminas.

Assim que estão completamente prontos para a vida fora da bolsa incubadora, os pequenos cavalos-marinhos são expelidos em pequenos grupos por uma abertura, num ritual que pode durar várias horas e até dias. Quando são nascem são animais transparentes com cerca de um centímetro e logo sobem a superfície para encher suas bexigas natatórias com ar, essa é a única maneira que têm para equilibrar-se na água. Cada gestação pode dar origem a cerca de 500 indivíduos, em média, no entanto a taxa de sobrevivência é extremamente baixa, somente 3% dos cavalos-marinhos recém nascidos chegarão a fase adulta.

 

 970811_495284067235215_581487674_n

FONTE: Super Abril


Comentários

Novidades

Topo