Animais

Existe algum animal em que o macho fique grávido? [Vídeo]

“Amo o Diário de Biologia e a página do facebook. Parabéns! Queria saber se existe algum bicho em que o macho fique ‘grávido’?” (Thaís Meirelles)




Pois é Thaís, o considerado “normal” é que a fêmea carregue o óvulo fecundado dentro o útero ou qualquer estrutura. Mas no caso dos cavalos-marinhos, o procedimento reprodutivo está longe da normalidade. Os machos dos peixes gasterosteiformes não ficam exatamente grávidos, mas passam por uma situação bem semelhante.

No momento do acasalamento, a fêmea é que introduz seu ovopositor na bolsa incubadora que o macho tem na parte da frente do ventre e por ali transfere seus ovos que serão fecundados pelos espermatozoides, iniciando a “gravidez masculina”. Durante o desenvolvimento, é o pai que se encarrega de satisfazer as necessidades dos embriões. Dentro da bolsa são protegidos do choque osmótico em relação à água do mar, além de receberem a quantidade de cálcio necessária para a formação do esqueleto e ainda hormônios de crescimento e vitaminas.

Assim que estão completamente prontos para a vida fora da bolsa incubadora, os pequenos cavalos-marinhos são expelidos em pequenos grupos por uma abertura, num ritual que pode durar várias horas e até dias. Quando são nascem são animais transparentes com cerca de um centímetro e logo sobem a superfície para encher suas bexigas natatórias com ar, essa é a única maneira que têm para equilibrar-se na água. Cada gestação pode dar origem a cerca de 500 indivíduos, em média, no entanto a taxa de sobrevivência é extremamente baixa, somente 3% dos cavalos-marinhos recém nascidos chegarão a fase adulta.

 



 970811_495284067235215_581487674_n

FONTE: Super Abril



9 comentários

9 Comments

  1. Marielle

    em

    ooi Karla, sempre leio o seu blog, recentemente li um post sobre umas lagartinhas pretas que andavam juntas (infelizmente não lembro o nome delas) e gostaria de mandar à um amigo, mas não estou encontrando aqui… será que você poderia me ajudar ?

  2. geraldo

    em

    oiii karla eu sou seu fã.
    Mais tenho uma duvida sobre esse assunto, a fêmea se ela quiser ela pode ter normalmente os filhotinhos em vez do macho? obg espero que vc me responda.

  3. Diário de biologia = minha paixão.

    Muito legal o texto, amo o blog! Fique com Deuss! 😀

  4. Leonardo Miranda

    em

    Eu vi num livro animais da editora girassol, Que essa gravidez do cavalo marinho não é uma gravidez própria do macho.
    Isso na barriga do cavalo-marinho é uma bolsa.
    A fêmea coloca os ovos nessa bolsa do macho até eclodirem.
    Quando os filhotes nascem eles saem da bolsa.
    Isso é verdade ?

  5. GOSTARIA DE SABER QUAIS TIPOS DE ÁGUA-MARINHA TEM VENENO NOS TENTÁCULOS E QUAL NÃO TEM. SE POSSÍVEL QUERIA UMA FOTO ACOMPANHANDO
    OU POSTA SÓ NO FACEBOOK TENHO VCS ADICIONADOS LÁ.

  6. Elionardo

    em

    “Reza a lenda” que o cavalo marinho tem apenas um parceiro pra toda vida, e quer se um deles morrer o outro morrerá em poucas semanas. É realmente verdade ou mito?

  7. pedro

    em

    sim os peixes guardao os ovos na barriga

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo