Curiosidades

Como o milho vira pipoca?

“Uma curiosidade boba: por que o milho estoura e vira pipoca quando é aquecido?” Thiago A. Campos




 Thiago, esta não é uma curiosidade boba, pois para que o milho estoure, ocorre uma reação química em presença de calor, resultando em uma “explosão” e isso é sensacional. A pipoca é um alimento obtido através de uma variedade especial de milho (Zea mays everta) que possui em seu interior (endosperma) uma porção de amido e cerca de 15% de água. O endosperma é um ótimo condutor de calor. A parte externa do milho (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).

Quando aquecemos o milho, a água retida dentro da semente sofre vaporização e aumenta cerca de 20 vezes o seu volume, criando uma grande pressão dentro do grão. As moléculas do ar se movimentam rapidamente e pressionam cada vez mais fortemente as paredes resistentes da semente. O pericarpo funciona como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água atingido uma pressão máxima… E “pop!” explode. Assim, uma vez que o pericarpo racha e estoura, o amido que é uma massa gelatinosa, forma bolhas que se solidificam em uma malha tridimensional, como uma pia de espuma de sabão. Esta é a parte branca e fofa da pipoca que comemos.

 Sabia que:

– Se você furar o milho de pipoca com uma agulha ele não vai estourar porque isso diminui a pressão nas sementes perfuradas?



– Se você deixar as sementes de pipoca no sol, a água no seu interior vai secar e a semente não vai estourar mais?

– A temperatura que a pipoca estoura é acima de 150ºC. Menos que isso a água no interior da semente não vai evaporar e milho não estoura?

 A massa esponjosa que comemos é o amido que estava gelatinoso no interior do milho.



Quando o milho de pipoca não estoura podem ter 3 razões: [1] temperatura baixa; [2] pericarpo com rachaduras ou furos; [3] semente sem água no seu interior!

 

FONTE: HSW e Sistema de Ensino Energia

 

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


6 comentários

6 Comments

  1. Mateus

    em

    Muito legal esse post!!!

  2. Hanah Ceres

    em

    Tinha essa curiosidade também! Muito legal x3

  3. Gabriela Almeida

    em

    Boa Noite! Sempre tive curiosidade sobre o milho de pipoca, pesquisei na internet, entretanto, não consegui tirar minha dúvida. Por ser um tipo de milho diferente, ele já sai do pé seco como compramos no mercado? Ele passa por algum processo? Pois o outro milho que comemos na espiga ele é diferente e macio.

    Atenciosamente.

    • Gustavo

      em

      Boa noite, sou agricultor e posso dizer que a variedade do milho de pipoca é diferente do milho verde que você compra no supermercado.
      O milho de pipoca é colhido seco(maduro), já o milho verde colhido antes da maturação enquanto ainda esta macio e pode ser cozido, se passar do ponto de colheita ainda verde ele fica duro, e depois de seco ele pode virar ração animal, fubá e materia prima para produção de outros alimentos.

  4. william haddad

    em

    urruuuuuuuuuuuuuuuu teu blog é 10

  5. Porque é que os queijos suíços têm orifícios?Os orifícios característicos dos queijos suíços são formados pela expansão de gases produzidos por bactérias usadas no início da sua produção e ajuda a amadurecê-los e a dar-lhes o seu sabor característico. As bactérias usam o ácido láctico do queijo para produzir dióxido de carbono, que se expande em bolhas de gás e voilá!Porque é que as pipocas arrebentam?O milho é muito duro e contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Quando o milho aquece, o ar retido tenta expandir-se, aumentando mais de 20 vezes o seu volume. As moléculas do ar movimentam-se com rapidez e pressionam cada vez mais fortemente as paredes resistentes das pequenas bolhas, até que elas rompem e os grãos de milho explodem em pipocas leves e macias.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo