Animais

Comer formiga faz bem para os olhos?

“É verdade que comer formiga com açúcar é bom para os olhos?” Lucca Adriano




Lucca, as formigas, assim como todos os insetos, são ricas em proteínas e pobres em carboidratos e gorduras saturadas. Na verdade os insetos vêm sendo amplamente explorados como alimento. As formigas, tanajuras principalmente, são apreciadas como verdadeiras iguarias a muito tempo por nossos ancestrais indígenas brasileiros. Pesquisas garantem que as formigas tenham em torno de 42% de proteínas, enquanto o frango contém 23% e a carne bovina 20%. Além de consideráveis quantidades de proteínas e lipídeos, os insetos também são ricos em sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, cobre e cálcio.

Apesar de tudo isso, não existem evidências científicas de que ingerir formigas melhore, cure ou evite problemas de visão. O mais provável é que essa historinha surgiu como tentativa de que pessoas não rejeitassem o alimento em que a formiga tivesse caminhado. Outra força que impulsiona esse mito de que comer formigas faz bem é o fato dos insetos serem os animais mais abundantes do planeta. Afinal, formigas ou outros insetos são fáceis de encontrar por aí.

A verdade é que o valor proteico e nutritivo das formigas é tão baixo, devido ao tamanho, que não é possível afirmar que faça bem aos olhos e a qualquer outra parte do corpo. Mas… é como dizem por aí: “Você já viu um tamanduá de óculos?”, quem sabe se ingeríssemos apenas formigas na nossa dieta, não seríamos mais saudáveis?



FONTE: Superinteressante

21 comentários

21 Comments

  1. Ana Gabriela

    em

    Eu já ouvi falar disso, mas as respostas que eu tinha era que as formigas têm ácido fórmico rico em vitamina A, que ajuda no combate à cegueira noturna.
    Isso procede Karlla?
    Abraços!

  2. Eu sempre acreditei que se você come formiga, sua visão melhore, pelo fato de que você muitas vezes verá uma formiga no açucar, e quando não ver, sua visão pode esta perdendo o efeito. Então, coma mais formiga.. rss

  3. Altino Bentes

    em

    Se fizesse bem, venderia na farmácia…
    Hoje já existem pequenos criadouros de insetos e uma micro campanha para substituirmos nossa irregular alimentação por uma dieta de insetos, pois como já foi citado no texto da autora a cima, são ricos em proteínas, lipídeos, sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, cobre e cálcio.
    Mas também são um dos animais que mais possuem bactérias nocivas as pessoas.

    Obs: Só lembrando que esses criadouros são legais, e todos os insetos produzidos passam por um processo de higienização.

  4. Jerraime

    em

    Mto bom! Embora o tamanduá tenha sua visão mto fraca, onde sua principal fonte de orientação e caça é o olfato que é mto mais apurada q a dos humanos hehe mas de qualquer forma “Ramu cumê furmiga!” kkk Adoro o site estão de parabéns!!! ^^

  5. jhonatan

    em

    Alem das formigas nao fazerem bem a visao elas podem contaminar o individuo que se alimenta dela o contaminado mais provavel pode ser nós que podemos ingerir bactérias que sao capturadas pelas minusculas pernas…e em questao do tamanduá ele tem pouquissima visao ele conta com sua super audiçao

  6. Valdinei Lankewicz

    em

    Ao meu ver, essa história é um tipo de “pegadinha”

    pois, quando o indivíduo percebe que colocou uma formiga na boca (comeu), na próxima vez ele presta mais atenção, enxerga a formiga, por isso dizem que melhora a visão.

  7. camila

    em

    Mas o tamanduá não era quase cego?

  8. Morgana

    em

    Acho que deve ser porque se você consegue achar a formiga pra comer, sua visão tá ótima xD

    • Thais

      em

      Sempre pensei que fosse isso tbm

  9. Daniel

    em

    Karlla. Ler muito faz mal aos olhos pq professores geralmente usam óculos

  10. Erre Resende

    em

    Não sei se é verdade quanto a quantidade de proteínas da formiga, sei que minhoca tem muito mais proteínas que o frango, q é considerado o alimento número 1 em proteínas consumido pelo ser humano.

    Quanto a formiga fazer bem pros olhos isso vem de uma piada antiga!

    Formiga faz bem pros olhos, nunca vi um tamanduá de óculos!

    É como dizer que café cega!
    E café cega mesmo, se esquecer de tirar a colher da xícara pode ocorrer um acidente!

  11. Fabiana Oliveira da Cunha

    em

    Formigas, assim como baratas por exemplo, habitam locais sujos, e podem transmitir doenças para quem entra em contato com elas ou a ingerem como no caso…elas não passam de um hospedeiro intermediário entre um patógeno e o indivíduo! melhor evitar o consumo rsrs

    • fato!
      quem come barata, lagartixas e outros bichos mortos???
      as formigas!!!!!

  12. Laís Magesky

    em

    Como faço pra enviar uma pergunta? 🙁

  13. Larissa

    em

    Dizem que formigas fazem bem para os olhos porque nunca viram tamanduá usar óculos.

    • Andressa Damim

      em

      “Você já viu um tamanduá de óculos?” kkkkkk essa foi realmente muito boa! Muito legal a matéria, esta semana mesmo minha mãe veio me dizer que formiga faz bem para a visão, porque eu havia bebido um copo d’água cheio delas kkkkk bem agora já sei a resposta que darei a ela.

  14. Marcos Sanches

    em

    E qual a conclusão? Porque no começo você afirma que é apena um mito, no final dizes: se ingerirmos formiga durante a nossa dieta teríamos uma vida saudável. Eu queria saber em que conclusão chegou.

    • Alexsander

      em

      Você não leu a piada do tamanduá ? Eh uma ironia meu caro.

  15. Marcos

    em

    O que eu fiquei sabendo desta história, é que se você consegue ENXERGAR, que é pequena, você tem boa visão! 🙂

  16. Muito importante, e que deveria ser comentado!

    Comer formigas pode ser bastante perigoso, na verdade. O habito de dizer para criancas que formiga faz bem para a vista vem do fato de que muitas vezes doces e comida ficam cheios de formigas e ninguem quer jogar fora. Porem, a especie mais comum no Brasil em alimentos eh Tapinoma melanocephalum. Uma breve busca na literatura mostra que tambem trata-se da especie mais envolvida em problemas sanitarios em hospitais, asilos e restaurantes.

    Formigas domiciliares comem e bebem de tudo, e nisto fazem contato tanto com sua comida quanto com a privada e o ralo. Elas carregam comprovadamente bacterias nocivas dentro de si, muitas vezes intestinais. Comer formigas pode causar serios problemas gastro-intestinais, principalmente em hospitais, onde bacterias podem ser resistentes e mais perigosas.

    Acho muito importante mencionar isto nesta materia para os leitores.

    Abracos!

    Eduardo G P Fox

  17. Leonardo Assis

    em

    Pessoal, o lance da formiga é originário da “piada”: formiga faz bem pra vista, nunca vi tamanduá usando óculos…

    NADA além disso!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo