Animais

Comer formiga faz bem para os olhos?

“É verdade que comer formiga com açúcar é bom para os olhos?” Lucca Adriano

Lucca, as formigas, assim como todos os insetos, são ricas em proteínas e pobres em carboidratos e gorduras saturadas. Na verdade os insetos vêm sendo amplamente explorados como alimento. As formigas, tanajuras principalmente, são apreciadas como verdadeiras iguarias a muito tempo por nossos ancestrais indígenas brasileiros. Pesquisas garantem que as formigas tenham em torno de 42% de proteínas, enquanto o frango contém 23% e a carne bovina 20%. Além de consideráveis quantidades de proteínas e lipídeos, os insetos também são ricos em sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, cobre e cálcio.


Apesar de tudo isso, não existem evidências científicas de que ingerir formigas melhore, cure ou evite problemas de visão. O mais provável é que essa historinha surgiu como tentativa de que pessoas não rejeitassem o alimento em que a formiga tivesse caminhado. Outra força que impulsiona esse mito de que comer formigas faz bem é o fato dos insetos serem os animais mais abundantes do planeta. Afinal, formigas ou outros insetos são fáceis de encontrar por aí.

A verdade é que o valor proteico e nutritivo das formigas é tão baixo, devido ao tamanho, que não é possível afirmar que faça bem aos olhos e a qualquer outra parte do corpo. Mas… é como dizem por aí: “Você já viu um tamanduá de óculos?”, quem sabe se ingeríssemos apenas formigas na nossa dieta, não seríamos mais saudáveis?

FONTE: Superinteressante


Comentários

Novidades

Topo