Curiosidades

Eucalipto Arco-íris: Pinceladas da natureza

Olhando rapidamente o tronco desta árvore, a impressão que temos é que ele foi pincelado com diversas cores de tinta. Tamanha perfeição não poderia ser natural, não é?

Sim, poderia. O Eucalipto Arco-íris, de nome científico Eucalyptus deglupta, é o único representante da família dos eucaliptos que pode ser encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné.


 Trata-se de uma mágica natural. Como todo eucalipto, partes da finas casca dessa árvore resseca e se desprende do tronco conforme a árvore cresce, em diferentes épocas durante todo ano. Só que nesta espécie a casca nova que vem por baixo tem sempre uma colação verde brilhante e que causa um efeito visual incrível. De maneira que a casca vai envelhecendo presa no tronco ela vai alterando sua cor gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente e se soltar. Como o fenômeno acontece o tempo todo em partes diferentes o tronco, este eucalipto parece ter sofrido pinceladas de tinta de diversas cores. O resultado é espetacular, mostrando sempre um novo colorido!

 Por causa de seu efeito visual para nenhum Van Gogh colocar defeito, essas árvores vem sendo amplamente cultivadas pelo mundo para fins ornamentais e suas sementes já podem ser adquiridas até mesmo pela internet. O cultivo do eucalipto arco-íris também tem grande força na indústria de papel.

FONTE: Biologia Vida


Comentários

Novidades

Topo