Curiosidades

Eucalipto Arco-íris: Pinceladas da natureza

Olhando rapidamente o tronco desta árvore, a impressão que temos é que ele foi pincelado com diversas cores de tinta. Tamanha perfeição não poderia ser natural, não é?




Sim, poderia. O Eucalipto Arco-íris, de nome científico Eucalyptus deglupta, é o único representante da família dos eucaliptos que pode ser encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné.

 Trata-se de uma mágica natural. Como todo eucalipto, partes da finas casca dessa árvore resseca e se desprende do tronco conforme a árvore cresce, em diferentes épocas durante todo ano. Só que nesta espécie a casca nova que vem por baixo tem sempre uma colação verde brilhante e que causa um efeito visual incrível. De maneira que a casca vai envelhecendo presa no tronco ela vai alterando sua cor gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente e se soltar. Como o fenômeno acontece o tempo todo em partes diferentes o tronco, este eucalipto parece ter sofrido pinceladas de tinta de diversas cores. O resultado é espetacular, mostrando sempre um novo colorido!

 Por causa de seu efeito visual para nenhum Van Gogh colocar defeito, essas árvores vem sendo amplamente cultivadas pelo mundo para fins ornamentais e suas sementes já podem ser adquiridas até mesmo pela internet. O cultivo do eucalipto arco-íris também tem grande força na indústria de papel.





FONTE: Biologia Vida

3 comentários

3 Comments

  1. Muito Lindoo!!

  2. Dia desses comprei uma muda desse eucalipto arco íris… Uma amiga me enviou uma foto e fiquei doida por um,até que decidi comprar sem ao menos saber onde plantá lo. Isso é que é loucura,não? Coisa mais linda seu tronco,suas cores e não é efeito de fotografia não. È lindo assim mesmo! Enquanto não recebi minha encomenda,não sosseguei. A muda está lindinha e depois de tanta chuva ,surgiram folhinhas novas. Vou fotografar esse fim de semana e posto aqui. O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta) é o único representante da família dos eucaliptos encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné. Atualmente, essa árvore é amplamente cultivada ao redor do mundo onde é empregada principalmente na produção de papel. Entretanto, por causa de suas vistosas listras coloridas, o eucalipto também vem sendo utilizado para fins ornamentais. A casca exterior cai anualmente em diferentes épocas, deixando aparecer o verde claro da parte interior, que vai escurecendo gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente.

  3. jic

    em

    Há fotos de cortes para se conhecer os padrões da madeira?

    Gostaríamos de saber para uso em instrumentos musicais

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo