Curiosidades

É verdade que só utilizamos 10% da capacidade do cérebro?

É verdade que só utilizamos 10% da capacidade do cérebro?
Esse texto foi útil para você?

“… É normal ouvirmos dizer que nós só utilizamos 10% da capacidade do nosso cérebro e que pessoas que são mais inteligentes conseguiram desenvolver mais que isso. É verdade?” Ciber




Ciber, isso é um mito que foi inventado para tentar explicar de forma “científica” a capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas. O mito diz que os meros mortais utilizam somente 10% de seu cérebro e que algumas pessoas teriam a capacidade (inata ou desenvolvida) de utilizar os 90% restantes, desenvolvendo poderes mentais muito além da ciência.

A verdade é que utilizamos os circuitos do nosso cérebro por completo. Os exames como tomografia e ressonância magnética mostram que não existem áreas inativas no cérebro e por isso não existe razão para acreditarmos neste mito. Como sabemos certas funções são concentradas em áreas específicas do cérebro e por isso em alguns momentos pode acontecer que a atividade se concentre apenas em pontos específicos. Isso quer dizer que não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo.

Pense comigo: Se não deixássemos 90% de nosso cérebro ociosos, um traumatismo craniano que envolvesse a perda de massa cerebral não seria algo tão grave a não ser que tivéssemos o azar de perder os 10% importantes, não é? Da mesma forma 90% dos tumores cerebrais seriam removidos sem que a pessoa tivesse maiores problemas.



O nosso cérebro é usado com sua total capacidade! Dizer que usamos apenas parte da nossa capacidade cerebral é um mito.

FONTE: Projeto Ockham


20 comentários

20 Comments

  1. Daniel Moura

    em

    Esse mito surgiu por causa de um estudo que fizeram com ratos, onde removeram parte do seu encéfalo e testavam a capacidade do roedor de encontrar a saída de um labirinto. Com isso passaram a acreditar que se aplicava o mesmo para o homem.

    • Marcelle

      em

      É, ainda hoje tem gente que acha que tudo que se testa em ratos serve para humanos…

    • Marcelle

      em

      Mas Karlla… a pergunta realmente foi sobre a capacidade do cérebro, não sobre a massa cerebral em si…

  2. Wagner

    em

    Isso é tão mito quanto a capacidade sobrenatural que essas pessoas dizem que tem. É impressionante a tendência que o ser humano tem de acreditar em bobagens.

    Sou um grande fã do seu site! Continue o bom trabalho!

  3. Hanah Ceres

    em

    Nossa… que absurdo…
    Eu já ouvi falar que nós só conhecemos cerca de 10% da capacidade do nosso cérebro através de estudos e pesquisas e que ainda temos muito a descobrir, mas dizer que só usamos 10% me soa insano!

  4. Luciano

    em

    De forma literal não é nenhum absurdo dizer que a humanidade só utiliza 10% da sua capacidade.

  5. Bem, e o pior é que muita gente continua acreditando nessa que só usamos 10%. Todavia a inteligência do homem tem limite mas a imaginação não tem e nunca terá.. Belo post, Caminhe na paz e entre os anjos.

  6. Dieges

    em

    O estudo revela que utilizamos 10% da CAPACIDADE do cérebro, e não 10% do cérebro, isso realmente está errado.

  7. Luis

    em

    O Dieges tem razão. Estamos falando de CAPACIDADE. Duas pessoas podem estudar um mesmo assunto mas uma delas irá se sobressair mais que a outra. Adão e Eva catalogaram e deram nomes a milhares de seres vivos. Porque usam toda a capacidade do seu cérebro. Estavam em harmonia com Deus. Quando pecaram perderam isso. A planta longe da luz perde seu brilho sua força seu cheiro, NÃO SE DESENVOLVE. Até mesmo os maiores gênios como Albert Einstein e Isaac Newton não usavam mais que 10% de toda a capacidade do cérebro. Recentemente vi na televisão um homem que fazia contas de matemática com uma capacidade fora do comum(homem calculadora). Quando foi examinado, perceberam que ele utilizava uma área do cérebro para fazer cálculos diferentes de 99% das outras.

    • Jhonatan

      em

      Tu vem pregar SUA religião num blog de ciência??

      Seus pais devem ter muito orgulho de você (sarcasmo)

    • Ronaldo

      em

      Respeito muito sua opinião, mas vamos procurar ler mais sobre ciência antes de falar tanta blasfêmia contra a ciência. Como neurocientista eu fico muito triste por ver que em pleno século XXI muitas pessoas ainda acreditam em contos de fadas bíblicos.

    • Inês Soares

      em

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk so pode ser piada mesmo!

  8. O cérebro é plastico, muda com forme seus hábitos.
    Alguém é bom em algo por que faz a mesma atividade varias vezes. O que reforça a conexão entre os neurônios responsáveis por tal ação.
    A neurociência já provou que o cérebro é diferente de pessoa para pessoa. Mas essa variação só há relação com seus hábitos.
    Se alguém é muito bom em piano ou sabe memorizar muito bem é por que treinou bastante para isso e acabou reforçando as conexões responsáveis por tal.

    O fato é que as pessoas não querem ter trabalho para aprender fazer algo ou melhor o cérebro evita o gasto de energia, por isso segue o meio mais rápido e fácil para fazer algo.

    Um exemplo mais pratico: Eu não nasci desenhando. Eu fui aprimorando e treinando por cerca de 12 anos e ainda preciso de mais anos para desenhar tão bom quando quero. Não sou um gênio nem tenho dom foi apenas treino.

    me corrijam se estiver errado.

    adorei seu blog, além de adorar biologia. ^-^

  9. Carlos Gomes

    em

    Pena que a tolice de muitas pessoas ainda está acima da sabedoria que elas possuem. Você pode muito bem ser médico, psicólogo, cientista ou o que for, mas ainda continuam vivendo essa vidinha aí, sempre dizem ter prova da inexistência de Deus e principalmente das histórias bíblicas e quando querem dizer que sabem toda verdade sobre a vida ficam com um certo sarcasmo. Vamos lá então, vamos explodir mais e mais ‘bombinhas’ pela espaço ou quem sabe aqui pela Terra para ver se nascem mais planetas pela via láctea, novas vidas ou até se aparecem árvores, já que acreditam que uma “superexplosão” criou tudo. Em pleno século XXI ainda existem pessoas que acreditam NESSE conto de fada! Que hipocrisia, por favor.

    • Mnel Martins

      em

      Não é questão de acreditar, nem de estilos literários. A teoria consensual, ou modelo-padrão da Cosmologia chama-se Lambda (de expansão) Cold-Dark Matter, vulgo Big Bang.

      Caso não acredite está no seu direito, mas não use um computador para dizer isso, nem aquece o café no microondas. É natural que não saiba, mas isso são provas da Teoria do Big Bang.

      Que Deus é esse que habita a ignorância? Apesar de ser um assunto privado, a Fé, rejeito veementemente esse seu deusinho do desconhecido, da inveja e da ignorância.

      Se não se importa prefiro o da minha religião, Obrigado.

      Esta mentira de ser só 10% do cérebro humano que está activo rejeita por si só tudo o que o senhor disse.

      Quanto a exoplanetas na nossa Galáxia, só dos parecidos com a Terra, estimam-se 17 mil milhões.

      Seria mais cordial que se se informasse dos assuntos antes dos comentar com tanto ódio.

      Cumprimentos. .

  10. Letícia Vitória

    em

    Acho que essa questão não tem nada a ver com religião. Sou cristã, mas sou consciente. Se Deus fez o cerébro foi pra usar, seja 10% ou mais ou menos.
    Quando Adão e Eva pecaram, foram destituidos da PRESENÇA DE DEUS. Deus não é mal para tirar a inteligência do homem, uma vez que depois da queda do homem ele teria que se virar com o trabalho de suas mãos.

  11. Thales

    em

    Que mentira! Hoje em dia duvido que usemos 2% disso!

    • Inês Soares

      em

      Os funkeiros só usam 1%.

  12. Helio Monfardini Junior

    em

    Acho que quem falou isso, falou de uma forma figurada. Veja bem: cada pessoa tem uma certa habilidade, diferente das demais. Se colocarmos que já que nosso cérebro é capaz de desenvolver a minha habilidade e a sua, podemos dizer que não estamos usando-o na sua capacidade máxima. Podemos aprender coisas novas o tempo todo. Cada vez que aprendemos algo novo não esquecemos o que já sabemos.

  13. maria

    em

    oi , uma vez li na revista super , que temos o lado consciente e o lado inconsciente do cérebro . será que este lado consciente seria os 10% e o lado inconsciente os outros 90 % ??! 🙂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo