Curiosidades

É verdade que só utilizamos 10% da capacidade do cérebro?

“… É normal ouvirmos dizer que nós só utilizamos 10% da capacidade do nosso cérebro e que pessoas que são mais inteligentes conseguiram desenvolver mais que isso. É verdade?” Ciber

Ciber, isso é um mito que foi inventado para tentar explicar de forma “científica” a capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas. O mito diz que os meros mortais utilizam somente 10% de seu cérebro e que algumas pessoas teriam a capacidade (inata ou desenvolvida) de utilizar os 90% restantes, desenvolvendo poderes mentais muito além da ciência.


A verdade é que utilizamos os circuitos do nosso cérebro por completo. Os exames como tomografia e ressonância magnética mostram que não existem áreas inativas no cérebro e por isso não existe razão para acreditarmos neste mito. Como sabemos certas funções são concentradas em áreas específicas do cérebro e por isso em alguns momentos pode acontecer que a atividade se concentre apenas em pontos específicos. Isso quer dizer que não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo.

Pense comigo: Se não deixássemos 90% de nosso cérebro ociosos, um traumatismo craniano que envolvesse a perda de massa cerebral não seria algo tão grave a não ser que tivéssemos o azar de perder os 10% importantes, não é? Da mesma forma 90% dos tumores cerebrais seriam removidos sem que a pessoa tivesse maiores problemas.

O nosso cérebro é usado com sua total capacidade! Dizer que usamos apenas parte da nossa capacidade cerebral é um mito.

FONTE: Projeto Ockham

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.