Animais

É para ficar apavorado mesmo! Esse peixe que pode entrar na sua uretra enquanto você se diverte na água

É isso mesmo. O Candiru, também chamado de peixe-vampiro, é uma espécie de peixe-gato que vive nas águas doces do Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes. É pequeno, não passa de 20 cm, o corpo é transparente e tem formato de uma enguia por isso é quase invisível na água.

O Candiru é um peixe parasita, normalmente nada até as cavidades das brânquias dos peixes maiores onde se aloja se alimentando de sangue sem trazer nenhuma vantagem para o hospedeiro.  Até aí tudo normal. Os peixes que dividem o ambiente com esse vampirinho aquático é que devem se preocupar, certo? ERRADO.


Mesmo tão pequeno e aparentemente indefeso para nós, o Candiru é um dos peixes mais temidos pelos nativos naquelas águas, até mais que a piranha. Isso porque, o peixe possui o que tem perfil aerodinâmico de um supositório, ele pode ser atraído pelo cheiro da urina ou secreções e acabar penetrando na uretra, no ânus ou na vagina do banhista. Que agonia! Ele então se instala ali preso pelos dentes fortes e não tem como voltar mais, pois suas nadadeiras se abrem assumindo um formato de guarda-chuva. Apesar de não existirem evidências de que o o Candiru possa sobreviver dentro do corpo do ser humano, os pesquisadores garantem que eles se alimentam do sangue e do tecido dessas cavidades e só podem ser retirados por meio cirúrgico.

O recomendado pelos médicos da região é que os homens usem camisinha ao se banhar nas águas e que as mulheres não nadem sem roupa. É melhor prevenir, né gente!

FONTE: Wipipedia
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.