Animais

Conheça a condição genética que deixa o inseto completamente cor-de-rosa

Conheça a condição genética que deixa o inseto completamente cor-de-rosa
Esse texto foi útil para você?

Você já viu um inseto completamente cor-de-rosa? Aposto que não, pois essa não é uma condição muito comum e não se trata de uma espécie que originalmente possui essa cor. Até por que, insetos normalmente não se destacam e quanto mais escondidos e camuflados ficarem, sempre será melhor, claro!

Bem, mas tem sido observada essa cor incrível em alguns insetos, principalmente em esperanças (Orthoptera, da família Tettigoniidae). Até que poderia ser uma espécie completamente cor-de-rosa, mas na verdade é uma coloração incomum, causada por uma condição genética chamada de “Eritrismo”. O eritrismo é uma pigmentação avermelhada que ocorre em pelos, pele, penas ou ovos e tem sido relatado em coelhos, aves, golfinhos, e insetos. É considerada uma anomalia muito rara que não foi observado pelos cientistas antes de 1887.


Apesar destes insetos apresentarem uma coloração surpreendente, não se sabe o propósito deste esquema de cores. Certamente não é a melhor camuflagem, o que leva a acreditar que ser cor-de-rosa pode resultar em morte prematura, pois é muito fácil localizar uma esperança cor-de-rosa no meio das folhas verdes. Como todas as esperanças, estes insetos “pink” passam o dia quase todo imóveis, mas a noite passam por uma mudança comportamental, se tornam ativos, alimentando e emitindo seus sons. Enfim são insetos normais, a não ser pela coloração.

 

 

FONTE: Ark In Space e Amazing Data

Comentários

Novidades

Topo