Curiosidades

O que tem por trás do nosso umbigo?

O que tem por trás do umbigo? E para que serve

O que tem por trás do nosso umbigo?
4.8 (95%) 4 votes

“O umbigo é só um buraco? o que tem por trás dele? Para que serve? Ele é ligado em algum órgão?” (Phelipe D. Passos)

Oi Phelipe. O umbigo é apenas a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical, e manifesta-se como uma depressão na pele. A palavra umbigo tem sua origem no latim umbilicus, que significa saliência arredondada em uma superfície. Nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele temos somente um tecido fibroso e musculatura, que não tem nenhuma utilidade.

Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue arterial da mãe,  rico em oxigênio e nutrientes, até o bebê, e uma veia, que leva o sangue de volta para o corpo da mãe para ser feito a filtração e a nova oxigenação. Mas ele perde a função quando o bebê nasce, o próprio organismo se encarrega de fazer a cicatrização natural, esse processo forma o umbigo.




Acontece que depois do nascimento a pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando traços do lado de “dentro” do umbigo. Do lado de fora, o que sobra é aquele buraquinho.

Hoje em dia, o umbigo é utilizado como via de acesso na realização de laparoscopias e intervenções semelhantes, enquanto que o cordão umbilical interessa sobretudo como indicador da existência de alguma anomalia, já que se é curto ou longo demais, pode ser origem de algumas complicações obstétricas. Para saber um pouco mais sobre umbigo, clique AQUI!

Super Abril e Wikipedia



24 comentários

24 Comments

  1. DUNA

    em

    Muito legal teu blog! Tem muitas curiosidades legais!

  2. william haddad

    em

    LEGAL tua postagem eu só conhecia o nosso ilustre amigo o UMBIGO, até ai….ou seja sua função, primária, achava até que ele pelo lado de dentro tinha alguma ligação com algum órgão em especial ou funçã especial mas ele só serve para ligar a placenta ao bebê e a mãe levando nutrientes e depois acaba deixando esta marquinha tão simpática já nas mulheres esta marquinha o UMBIGO. e tão sensual e bonitinho que se não ouveçe a barriga seria assim por fora tão vazia tão lisa e sem graça….e VIVA O UMBIGO, vlw pela postagem amigo. gostei….

    • william haddad

      em

      ratificando (AMIGA)… E UM CUTI CUTI NO TEU UMBIGO.

  3. Cacete! Sempre tive a curiiosidade de saber o que havia por debaixo do umbigo!

    Legal!

    http://www.janalinks.com

  4. Tulio

    em

    LEGAL, mas você diz: “O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue venoso do feto até a mãe, e uma veia, que transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes até o coração do bebê.”

    A Artéria trás o sangue rico em oxigênio e nutrientes para o bebê, e a veia, leva os sangue venoso, de volta para o corpo da mãe para ser feito a filtração e a nova oxigenação.

    • Valeu túlio. Não tinha percebido o deslize… Engraçado que leio e releio os posts, mas sempre passa alguma coisa. Já está tudo arrumadinho. Obrigada!

    • '-'

      em

      lol quando você escreveu venoso eu li venenoso o.o

    • Na verdade a autora escreveu corretamente. Na placenta existem comunicações entre capilares arteriais da mãe e capilares venosos do feto. Portanto, o sangue rico em oxigênio e nutrientes (também chamado arterial) passa a correr pelas veia umbilical do feto até ser distribuído em seu corpo. O mesmo acontece no caminho contrário, com o sangue venoso. Fonte: http://www.colegioweb.com.br/biologia/a-estrutura-da-placenta.html

    • Fernanda

      em

      Tulio realmente o que está escrito no artigo é verdade, por incrível q pareça, a artéria leva o sangue rico em CO2 do bebê para a mãe, e a veia carreia o sangue rico em O2 da mãe para o bebê.

  5. Japa

    em

    Adão tinha umbigo?

  6. Cdr

    em

    A unica função disso é acumula sujeira e inflama, afff E é um droga pra limpa direito!
    Será que da pra fazer uma palstica e tira fora?

  7. Deco

    em

    Adão tinha umbigo sim. Quando Deus terminou de cria-lo, colocou o dedo na barriga dele e disse: “Cuti, cuti, levanta lindinho do Papai”… Daí ficou a marca!

    • Laryssa

      em

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!
      ESSA FOI DEMAIS!

    • Eu

      em

      Shuashuashuashu… Dessa sobre o Adão eu não sabia!

    • Thamyres

      em

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Inês Soares

    em

    Muito bom mesmo sempre me perguntei a mesma coisa.!

  9. Fernando Oliveira Grossi

    em

    pergunta muito interessante, sempre quis saber…

  10. Débora

    em

    atrás do nosso umbigo tem o LIGAMENTO REDONDO DO FÍGADO, pesquisem aí.

  11. :)

    em

    Mas como cria novamente o cordão entre feto e a mãe se o cordão umbilical regride e some após o nascimento?

  12. Fernanda

    em

    corrigindo… falei que no texto está escrito certo o trajeto do sangue, mas não está…
    Na verdade a artéria do cordão umbilical carreia o sangue rico em CO2 do bebê para a mãe, e a veia umbilical o sangue rico em O2 da mãe para o bebê

  13. Helio

    em

    O umbigo do meu pai sangra desde que ele era pequeno, agora ele tem 64 anos, e nenhuma pomada resolve… já passou pomada anti-fungo, anti-inflamatória, cicatrizante, etc… e nada… porque será que isto acontece?

    • ana

      em

      Provavelmente o umbigo do seu pai deve ser fechadinho e a pele la dentro entra em atrito o que machuca a pele

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo