Tirar a cera dos ouvidos é coisa que todos nós fazemos, mas não deveríamos

“Sempre ouvi dizer que não é bom ficar tirando a cera do ouvido. Isso é verdade mesmo?” Julyana Cerpa

Bem Julyana, a cera de ouvido, também chamada de cerume, não é uma secreção que faz mal e não é preciso removê-la, pois possui funções importantes no organismo e assim como meleca do nariz é uma secreção que tem razão de existir.

A cera do ouvido funciona como um agente de limpeza com propriedades antibacterianas, lubrificantes e protetoras. A cera se forma a partir de minúsculas glândulas localizadas na parede externa do canal auditivo, que liberam uma substância líquida se juntando aos restos de células mortas e pelos formando o que chamamos de cerume. Quando movimentamos o maxilar na mastigação ou durante a articulação da fala, o excesso do cerume é expulso gradativamente do canal do ouvido. Junto com a cera são carregadas partículas de sujeira para fora e o contato com o ar resseca a mistura formando aquela “gosminha” que conhecemos.

Quando cutucamos o ouvido, seja com cotonete ou outro instrumento, estamos interrompendo o processo natural. Se usamos instrumentos para tirar a cera, algumas micropartículas de sujeira, acabam não sendo expulsas, pois somente o cerume tem o poder de removê-las. Outra razão para evitar a retirada da massa de cera é que fazendo isso de forma errada, corremos o risco de agredir as estruturas do ouvido. Isso porque, muitas pessoas desconhecem a forma correta de fazer a limpeza e insistem em introduzir o cotonete o mais fundo possível no canal auditivo causando sérios danos que podem chegar a perda de audição.

Além disso, o uso de jatos de irrigação com água destilada ou soro fisiológico e da técnica da medicina alternativa chamada de terapia termo-auricular não devem ser feitas, por serem consideradas ineficientes e perigosas. Não existem evidências de que aqueles medicamentos indicados para derreter o cerume resultem na limpeza ideal. O recomendado é procurar um médico especialista para fazer a remoção da cera de forma segura, mas só em casos que o processo natural de eliminação não esteja funcionando. Em casa, a melhor maneira de retirar a cera do canal auricular é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, assim a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.

Terapia termo-auricular não são recomendadas pelos especialistas.

Usar cotonetes pode não ser uma boa ideia!

Se seu ouvido está mesmo sujo, o ideal é procurar um especialista para fazer a limpeza de forma correta!

FONTE: LiveScience