Curiosidades

Tirar a cera dos ouvidos é coisa que todos nós fazemos, mas não deveríamos

Tirar a cera dos ouvidos é coisa que todos nós fazemos, mas não deveríamos
Esse texto foi útil para você?

“Sempre ouvi dizer que não é bom ficar tirando a cera do ouvido. Isso é verdade mesmo?” Julyana Cerpa




Bem Julyana, a cera de ouvido, também chamada de cerume, não é uma secreção que faz mal e não é preciso removê-la, pois possui funções importantes no organismo e assim como meleca do nariz é uma secreção que tem razão de existir.

A cera do ouvido funciona como um agente de limpeza com propriedades antibacterianas, lubrificantes e protetoras. A cera se forma a partir de minúsculas glândulas localizadas na parede externa do canal auditivo, que liberam uma substância líquida se juntando aos restos de células mortas e pelos formando o que chamamos de cerume. Quando movimentamos o maxilar na mastigação ou durante a articulação da fala, o excesso do cerume é expulso gradativamente do canal do ouvido. Junto com a cera são carregadas partículas de sujeira para fora e o contato com o ar resseca a mistura formando aquela “gosminha” que conhecemos.

Quando cutucamos o ouvido, seja com cotonete ou outro instrumento, estamos interrompendo o processo natural. Se usamos instrumentos para tirar a cera, algumas micropartículas de sujeira, acabam não sendo expulsas, pois somente o cerume tem o poder de removê-las. Outra razão para evitar a retirada da massa de cera é que fazendo isso de forma errada, corremos o risco de agredir as estruturas do ouvido. Isso porque, muitas pessoas desconhecem a forma correta de fazer a limpeza e insistem em introduzir o cotonete o mais fundo possível no canal auditivo causando sérios danos que podem chegar a perda de audição.

Além disso, o uso de jatos de irrigação com água destilada ou soro fisiológico e da técnica da medicina alternativa chamada de terapia termo-auricular não devem ser feitas, por serem consideradas ineficientes e perigosas. Não existem evidências de que aqueles medicamentos indicados para derreter o cerume resultem na limpeza ideal. O recomendado é procurar um médico especialista para fazer a remoção da cera de forma segura, mas só em casos que o processo natural de eliminação não esteja funcionando. Em casa, a melhor maneira de retirar a cera do canal auricular é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, assim a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.



Terapia termo-auricular não são recomendadas pelos especialistas.

Usar cotonetes pode não ser uma boa ideia!



Se seu ouvido está mesmo sujo, o ideal é procurar um especialista para fazer a limpeza de forma correta!

FONTE: LiveScience

5 comentários

5 Comments

  1. Ed Salles

    em

    Muito legal! No meu caso, desde pequeno, após um acidente em que coloquei o cotonete no ouvido e como toda criança fui brincar, resultou numa queda na quina da cama onde parte do cotonete invadiu meu tímpano, desde então, sinto dores fortes no ouvido quando está muito frio.

  2. É muito bom saber que sempre devemos ter cuidado, pois mais tarde pode trazer danos a nós mesmo. Obrigada!

  3. Patricia

    em

    Muito boa essa postagem!!! Adoro o seu site, entro aqui quase todos os dias.

  4. Acreano José Hassen

    em

    Incrível, sempre tinha esta dúvida, se tira a cera ou não, se usa cotonetes e, lendo esta artigo me esclareceu minhas dúvidas. Ainda ontem, por sentir coceiras nos ouvidos, usei a limpeza inadequada.
    Imagino que este tipo de informação deveria ser geral a população que, sem dúvidas fazem este procedimento inadequado.
    Valeu mesmo….

  5. Tikie

    em

    E o que é aquela cera branca e seca que aparece ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo